Home / Sem categoria / Secretaria de Assistência Social abre campanha sobre Outubro Rosa com a presença da deputada Daniela do Waguinho

Secretaria de Assistência Social abre campanha sobre Outubro Rosa com a presença da deputada Daniela do Waguinho

Uma encenação teatral apresentada pelos atores, Jo Monteiro, 46 anos, e Silvio Monte, 51, diretores da Ong Amigas do Peito Por Aí, emocionou usuárias e funcionárias dos equipamentos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Combate à Fome (Semascf). A peça retratou o relacionamento de um homem casado com uma mulher diagnosticada com câncer de mama. O inconformismo dele, a intolerância, ofensas e preconceitos impactaram a plateia

             Entretanto, o amor pela vida, a força e a superação da personagem fizeram as participantes aplaudirem, de pé, o trabalho dos artistas. O evento, realizado no Teatro da Cidade, no Bairro Piam, em Belford Roxo, marcou o início da campanha Outubro Rosa, abraçada pela Semascf por todo mês.

            Também na plateia, a primeira-dama da cidade, deputada federal, Daniela Carneiro, que assistiu a toda programação do evento, ao lado da Secretária Municipal de Assistência Social, Cidadania e Combate à Fome, Tati Ervite e do diretor do Hospital Fluminense, Leandro Santoro. “Sensacional a apresentação dos artistas e a realização do evento que envolve um assunto de muita importância e compreensão. A saúde da mulher é pauta prioritária do meu mandato”, disse a deputada, que é autora da Lei de criação do Dia Nacional Contra a Endometriose, em 13 de março, e a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à doença. “O evento de hoje marca o início de uma campanha que estaremos desenvolvendo durante todo o mês, em  nossos equipamentos sociais”, avisou Tati Ervite.

Palestra com Assistente Social do Inca

            O Câncer de Mama é a multiplicação de células anormais que causam tumores. “A previsão é que até o final deste ano, 73.610 novos casos sejam diagnosticados”. A informação foi apresentada durante a palestra da Assistente Social do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Sandra Maria Lisboa Veríssimo, chefe do Setor de HC3/Câncer de Mama.

            Com 32 anos de profissão, Sandra abordou a doença, fez alerta sobre a importância da prevenção, como o autoexame e ainda, através de consultas e exames de diagnóstico. Sandra destacou também direitos e benefícios constituídos às pessoas em tratamento da doença e com sequelas, como isenções em impostos e gratuidade em transportes, entre outros. “Não há uma causa única para o câncer. Há muitos fatores. Por isso, a importância da prevenção, afirmou a Assistente Social.

            Jo e Silvio são casados há 19 anos, pais de uma menina de 12. Em 2006, ela foi diagnosticada com o Câncer de Mama. Artista que também trabalhava como guia de turismo, teve ideia, junto com o marido e a sua fisioterapeuta, em criar a ONG para dar suporte a outras pessoas com o mesmo problema, oferecendo arte e lazer, através de passeios gratuitos. A Instituição Amigas do Peito Por Aí já atendeu mais de duas mil pacientes e, pelo menos, cerca de 10 mil pessoas indiretamente como familiares, cuidadoras, corpo médico e estudantes. “A arte cura”, garante Jo. Aos 73 anos, usuária do CRAS Centro, Ilsa Maria da Conceição, disse ter adorado o evento. “Ganhei meu dia com tanta informação e bons exemplos”, resumiu.

Veja também

Belford Roxo realiza festa de encerramento do Abril Azul

A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + dois =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news