Home / Sem categoria / Ministro Wellington Dias e prefeito Waguinho inauguram equipamento de Apoio à Pessoa Idosa em Belford Roxo

Ministro Wellington Dias e prefeito Waguinho inauguram equipamento de Apoio à Pessoa Idosa em Belford Roxo

Proteção para quem mais precisa. O prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, acompanhado do ministro Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e da primeira-dama e deputada-federal Daniela do Waguinho, inaugurou uma unidade de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Apoio à Pessoa Idosa (API), no bairro Xavantes. A unidade tem diversas oficinas, como por exemplo: artesanato; reaproveitamento alimentar (segurança alimentar), além de atividade física; dança de salão; encontros socioeducativos; e passeios culturais-educativos.

Durante a cerimônia, o grupo de usuárias do novo equipamento realizou uma apresentação de música e dança. O novo API tem como principal objetivo prestar atendimento socioassistencial principalmente ao público da terceira idade. A previsão é de atender 60 idosos por dia, sendo 30 de manhã e 30 à tarde.

O API funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, em um espaço especial para os idosos com os seguintes objetivos: contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo; assegurar espaço de encontro para os idosos e encontros intergeracionais de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária; detectar necessidades e motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida; propiciar vivências que valorizam as experiências e que estimulem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos idosos.

União de forças para crescer

O ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou os esforços do governo Federal. “É uma felicidade participar dessa inauguração que visa melhorar a qualidade de vida. Estamos unindo forças para crescermos juntos, promovendo desenvolvimento social e igualdade para todos. Viva o Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”, finalizou o ministro Wellington.

O prefeito Waguinho enfatizou a importância dos investimentos na cidade. “Tenho certeza que a melhor idade está satisfeita com esse presente. Estamos mudando a vida de muitas pessoas, espero que todos façam bom uso desse espaço tão bonito e climatizado”, ressaltou o prefeito Waguinho, ao lado do secretário municipal de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Matheus Carneiro.

A primeira-dama e deputada-federal Daniela do Waguinho pontuou sobre a necessidade de fortalecer políticas públicas que assegurem a proteção e a igualdade. “Seguimos qualificando o serviço socioassistencial, orientando e acolhendo munícipes que precisam dos benefícios e programas sociais”, afirmou Daniela. “Temos investido nesse setor para acolher mais pessoas e garantir que todos sejam tratados com respeito e carinho”, complementou a secretária municipal de Assistência Social, Cidadania e do Combate à Fome, Tati Ervite.

Grupo alegre e produtivo

A moradora de São Bernardo, Neuza Pinheiro, de 79 anos, é usuária do equipamento e celebrou a chegada do novo API. “Estou muito feliz porque essa unidade é perto da minha casa e esse grupo de pessoas é a minha família. É aqui que eu vou dançar, me divertir e distrair a mente”, contou Neuza. “Eu amo todos envolvidos nesse equipamento. Antes eu ficava deprimida em casa, sozinha e agora faço parte de um grupo alegre, alto astral e produtivo”, acrescentou e moradora de Xavantes, Elza Dias, de 80 anos, que também é usuária.

Na sequência, a comitiva visitou o prédio Estação da Cidadania, que funciona com quatro andares no bairro Piam. O espaço é uma referência em serviços socioassistenciais, promovendo diariamente ações e programas intersetoriais para famílias em situação de vulnerabilidade de todo município. Durante a visitação, a comitiva percorreu todas os ambientes internos, atendeu moradores que buscavam atendimento e entregou uma placa de homenagem ao ministro Wellington Dias.–

Veja também

Belford Roxo realiza festa de encerramento do Abril Azul

A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news