Home / Sem categoria / CEAMBEL traça perfil social de mulheres que sofrem violência doméstica

CEAMBEL traça perfil social de mulheres que sofrem violência doméstica

O Centro Especializado em Atendimento à Mulher de Belford Roxo (CEAMBEL), equipamento de combate à violência doméstica, realizou um estudo de caso com o objetivo de alinhar o fluxo de trabalho das mulheres e garantir a qualidade do acolhimento no atendimento delas.  Quarenta e oito mulheres foram inseridas (2 de janeiro a 22 de março) para acompanhamento, totalizando 250 atendimentos.

As 48 mulheres passam por acompanhamento com assistente social, psicóloga e jurídico.  Caso tenham filhos menores, passam também pela psicopedagoga e retornam. Muitas vezes a psicóloga e a psicopedagoga atendem uma mulher por mais de uma vez.

Os resultados mostraram que a maioria das vítimas atendidas têm entre 30 a 49 anos (54,8%) e têm ensino médio completo (50,7%). A violência psicológica (33,9%) foi o tipo mais comum sofrida, seguida pela física (25,6%). Os principais autores da violência são os ex-companheiros (43,3%) e a etnia que mais sofre é a parda (49,3%). Além disso, foi observado que a presença de crianças no ambiente doméstico estava significativamente associada ao atendimento por violência doméstica.

“Estes resultados ressaltam a importância de identificar precocemente as vítimas de violência doméstica e oferecer o suporte necessário para que possam romper com o ciclo de opressão”, destacou a coordenadora do CEAMBEL, Gabriele Lima.

Prevenção da violência

Nesse sentido, o CEAMBEL desempenha um papel importante na prevenção da violência contra as mulheres, por meio de campanhas de conscientização, palestras e atividades educativas. Além de também fornecer atendimento psicológico, social, jurídico, psicopedagógico para os filhos menores de idade das vítimas e outros serviços de apoio necessários para o enfrentamento da violência doméstica.

“É essencial que as vítimas de violência doméstica saibam que podem contar com o apoio e suporte do CEAMBEL, que conta com uma equipe majoritariamente feminina, para romper com o ciclo de opressão e reconstruir suas vidas. O CEAMBEL é fundamental para todas as mulheres que necessitam de ajuda e proteção diante de situações de violência”, arrematou Gabriele Lima.

Veja também

Belford Roxo realiza festa de encerramento do Abril Azul

A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 13 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news