Home / Sem categoria / 5° Simpósio em Combate à Intolerância Religiosa é realizado em Belford Roxo

5° Simpósio em Combate à Intolerância Religiosa é realizado em Belford Roxo

Respeitar o próximo é cultivar a paz. A Secretaria de Cultura de Belford Roxo promoveu na segunda-feira (23-01) o 5° Simpósio em Combate à Intolerância Religiosa, no Teatro da Cidade. O evento reuniu representantes de diversas religiões para debater sobre o discurso de ódio e discriminação religiosa no município.

A mesa foi composta pelo secretário municipal de Cultura, Bruno Nunes, o candomblecista pai Salomão Moura, o umbandista Sérgio Santos de Oxossi, o budista Diogo Augusto, os pastores evangélicos Cláudio Santos e Júlio Costa, o empresário do ramo da saúde, Leandro Santoro, e João Elias (LGBTQIAP+). Além da presença do Conselho Municipal de políticas públicas culturais.

O evento teve como objetivo promover um diálogo entre representantes religiosos e responder perguntas do público presente e online, através de uma “live” que transmitiu todo o encontro ao vivo.

O secretário municipal de Cultura, Bruno Nunes, destacou a importância de dar voz à sociedade. “Convocamos autoridades e líderes religiosos para combater a intolerância e garantir a liberdade das crenças”, comentou. “Nesses últimos anos estamos trabalhando para que as políticas públicas sejam igualitárias e promovidas nas escolas, nas praças, e campanhas educativas de conscientização em toda Belford Roxo”, concluiu Bruno.

Ações afirmativas

O representante do Candomblé, pai Salomão, aproveitou o evento para resgatar memórias que construíram o caminho até existir o diálogo entre religiões. “Desde 2007, é celebrado em 21 de janeiro, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Foi esta a data da morte da ialorixá baiana Gildásia, conhecida como Mãe Gilda, em 2000”, relembrou. “Seguimos na luta, combatendo a intolerância e racismo na Baixada Fluminense através de ações afirmativas. Estamos presentes para representar as religiões de matrizes africanas, respeitando um mundo multirrreligioso”, finalizou Salomão.

O representante evangélico, pastor Cláudio Santos, reforçou que a religião não prega violência e hostilidade. “A religião não incita à guerra, nem conflito, apenas amor. Hoje temos uma igreja evangélica aberta para diálogos, interagindo com outras comunidades religiosas”, pontuou. “O evangelho é de amor, somos todos irmãos e por meio da nossa fé queremos o bem de todos, não existe algo diferente disso”, acrescentou Cláudio.

Veja também

Roda de conversa fecha o Abril Azul e debate a conscientização sobre o autismo

A Secretaria de Saúde e a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Belford Roxo, realizaram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + dois =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news