Home / Sem categoria / Belford Roxo forma primeira turma de Guarda Mirim

Belford Roxo forma primeira turma de Guarda Mirim

Cento e vinte jovens (meninos e meninas) de Belford Roxo, com idade entre 12 e 17 anos, tiveram um motivo extra para comemorar. A turma concluiu o curso de Guarda Mirim, oferecido pela Secretaria de Segurança Pública, através da Guarda Municipal. A formatura aconteceu na quadra do Ciep Constantino Reis, bairro São Bernardo. O evento que reuniu familiares e autoridades, teve honras militares. “Que projeto maravilhoso! Acrescentou muita coisa boa no meu filho. A rebeldia acabou. Me sinto orgulhosa”, disse emocionada Janice da Silva, mãe de Wilson Martins Junior,12, um dos novos Guardas Mirins da Cidade. Todos com idade acima de 15 anos serão encaminhados para o Programa Federal Jovem Aprendiz.

Guardas municipais concursados, Thiago Silva e Egídio Soares, coordenam o setor de projetos especiais da corporação. A dupla, autora de vários projetos, não escondeu a emoção durante a solenidade. Os alunos fizeram fila para fazer selfies ao lado dos guardas. “A satisfação é imensa. Enquanto nos permitirem estaremos trabalhando para tirar os jovens das ruas, formando cidadãos”, assegurou Thiago, que também é professor de história, enquanto Egídio era parabenizado por várias famílias.

Madrinha da Guarda Municipal, a ex-secretária de Assistência Social e Cidadania, deputada federal eleita, primeira-dama, Daniela Carneiro, encurtou a agenda em Brasília para participar do evento. “Eu não poderia faltar. Esta formatura é um momento único, muito especial. Sou professora e sei o quanto bons projetos e o resgate de valores importantes, como respeito ao próximo, cidadania, civismo, podem influenciar no futuro para essa garotada. Parabéns para Secretaria de Segurança pela iniciativa”, ressaltou.

Projeto Cobiçado

Ao lado do comandante da Guarda Municipal, Fábio Márcio Tavares de Souza, o secretário de Segurança, Alberto Vieira, também não escondeu a satisfação com o projeto. “A procura foi muito grande e hoje nos orgulhamos com o resultado. Os pais não param de elogiar. Ano que vem o projeto retorna com novas oficinas”, informou enquanto recepcionava o assessor de Gestão Estratégica e Projetos da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Rodrigo Jales, o subinspetor da Guarda Municipal de Niterói, Marcelo Xavier e o subtenente PM, Elton Cardoso. Em seguida, o casal Daniele Gonçalves da Silva e Emerson Duarte Moraes, pais da formanda Brenda Gonçalves Moraes,14, representaram todos os pais e durante a cerimônia, usaram microfones para disparar elogios ao projeto. “Falamos em nome de todos. Estamos muitos satisfeitos e honrados. É o melhor projeto da cidade e tem que continuar”, disse Daniele.

Durante quatro meses, divididos em dois turnos (manhã e tarde) os jovens ocuparam o tempo vago após a saída da escola com oficinas de aulas práticas e teóricas de informática básica, noções e rotinas administrativas, ética, ordem pública, ordem unida, hierarquia, cidadania, educação ambiental, defesa pessoal e prevenção às drogas e à violência. Além disso, participaram do desfile cívico da Independência no município e conheceram o Museu do Amanhã e instalações do quartel da Marinha do Brasil. “Esse projeto não pode parar”, destacou Amanda dos Santos, que em companhia do marido Manoel e do pequeno Miguel de três anos, foi assistir o filho Mateus, 13, se formar.

Kamila Dias, 16, Ana Beatriz de Oliveira, 15 e Vitória Hada, 16, foram escolhidas para conduzir as bandeiras nacional, estadual e municipal, respectivamente. Elas se destacaram durante as aulas. “Estou muito feliz. O curso serviu como incentivo. Vou seguir a carreira”, afirmou Kamila. Entre os 120 alunos, a pequena Camille Vitória, 12, não conseguia conter as lágrimas. A “mascotinha” da turma tinha perdido o prazo de inscrição porque sua mãe se confundiu com a data. “Fiquei desesperada. Acordei minha mãe de madrugada e implorei para ela me acompanhar até o local de apresentação, com a esperança de ocorrer alguma desistência”, lembrou a menina. Sentada em um dos degraus da sede da Guarda Municipal, ela aguardou por algumas horas até ser informada que havia uma desistência e que estava inserida no grupo. “Acreditar num sonho é muito importante e eu não abri mão do meu”, garantiu ela que considerou a oficina de Ordem Unida como a melhor.

A solenidade contou ainda com as presenças: Rosana Moura (secretária de Assistência Social e Cidadania), Diogo Bastos (secretário adjunto de Assistência Social e Cidadania), Manoel Max (diretor do Conselho Nacional das Guardas), Deiseli Costa (diretora do polo Cederj de Belford Roxo), Cristiano Lírio (secretário executivo de Defesa Civil e Ordem Urbana) e Marcelo de Jesus (secretário adjunto de Articulação Política).