Home / Sem categoria / Agentes de B.Roxo fazem campanha contra dengue, zika, chicungunya e febre amarela

As ações preventivas contra as arboviroses (dengue, zika, febre chicungunya e febre amarela) continuam em Belford Roxo. Desta vez, cerca de 70 guardas de endemias estiveram nesta quinta-feira (6) nos bairros de Vila Pauline e Titanic visitando domicílios e distribuindo folhetos explicativos para os moradores sobre as maneiras de se prevenir contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças. Ao todo, os agentes visitaram cerca de 1.200 domicílios, em 20 quarteirões, em Vila Pauline e mil domicílios em 15 quarteirões no Parque São Vicente. Neste último, eles também fizeram uma ação contra os roedores. As ações de prevenção acontecem semanalmente no município. Na próxima quinta-feira(13-12), os guardas de endemias estarão no bairro Lote XV.

A campanha “Dengue, Zica, Febre Chicungunya e Febre Amarela: essa Guerra é de todos nós – Belford Roxo na Luta contra arboviroses” é uma iniciativa da Prefeitura, através das Secretarias de Saúde, Executiva de Controle de Zoonoses e Vetores e da Mulher. Durante o verão, cerca de 400 agentes estarão percorrendo os 230 mil imóveis, divididos em 30 bairros, levando informação à população, verificando e eliminando os focos do mosquito. De janeiro a outubro de 2018, de acordo com fonte da Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados 124 casos de zika vírus, 302 casos de febre amarela, e 285 casos de dengue na cidade.

A ação desta quinta-feira foi acompanhada pelo secretário executivo de Controle de Zoonoses e Vetores, Rodrigo Santana, pelo diretor do Departamento de Controle de Vetores, Admilson Figueiredo, pelo vereador Ericsson Gal e pelo presidente da associação de moradores de Vila Pauline, José Germano.

O prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, disse que o município capacitou e orientou os agentes de endemias para realizar o trabalho de prevenção contra ao mosquito da dengue, zika e chikungunya “Nossos técnicos estão qualificados, com uniformes e materiais novos para atender da melhor maneira possível a nossa população”, enfatizou o prefeito. Segundo Rodrigo Santana, em Vila Pauline, a ação foi uma solicitação da associação de moradores. “É importante que a população participe dessas ações preventivas”, frisou o secretário-executivo.

De acordo com Admilson Figueiredo, o verão é a época do ano em que ocorre maior proliferação do mosquito. ”Através do trabalho de nossos agentes, estamos conscientizando a população sobre a importância de intensificar as visitas domiciliares para identificar o foco e tratar, evitando assim, um aumento das doenças”, enfatizou o diretor.