Home / Sem categoria / Saúde Mental em Belford Roxo promove exposição

Saúde Mental em Belford Roxo promove exposição

No próximo dia 20, quinta-feira, das 13h30 às 16h, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) de Belford Roxo vai promover a exposição “Loucos Por Arte- Ana Cristina”. O evento, promovido pela Secretaria de Saúde, através do Programa de Saúde Mental vai acontecer na sede do Capsi, na Rua João Fernandes Neto, 920, no Centro e nasceu quando a equipe multidisciplinar do centro assistiu ao filme ”Nise da Silva o coração da loucura” indicado pelo diretor de Saúde Mental de Belford Roxo, Paulo Patrocínio, em uma reunião de equipe técnica (estudo de casa). O filme inspirou e uniu os profissionais, pacientes e familiares que lutam pela humanização do tratamento em saúde mental. 

O objetivo do projeto é promover aos participantes a autonomia de se expressar da maneira que gostariam, seja pela pintura, desenho, releituras de mestres consagrados da pintura como: Monet, Romero Brito, Cezanne, Tarsila do Amaral, entre outros. Os usuários também se expressam no campo da música e ciência.

Segundo Paulo Patrocínio, as crianças participam de várias oficinas como de desenhos livres com giz de cera, pinturas em papel com aquarela, madeira e em telas. “Resolvemos apresentar o trabalho desenvolvido por elas à população e a seus responsáveis”, explicou o diretor de Saúde Mental.  Segundo ele, os desafios encontrados são muitos. Além da patologia, nos deparamos com a discriminação e a exclusão social, mas cada usuário supera a cada dia suas limitações”, disse Paulo.

Segundo a diretora técnica do Capsi, Angela Flores, os profissionais sentiram a necessidade de ter um ambiente acolhedor, alegre e propício à integração humana. “Então organizamos um projeto terapêutico, respeitando a necessidade de cada paciente, empregando a arte na promoção da saúde mental. Hoje o CAPSI – Zaira V. Bichieri recebe cerca de 300 usuários mensais, sendo uma média de 150 crianças inseridas neste projeto, que teve início em agosto. A nossa intenção é de atingir a todos os usuários”, ressalta a diretora.  O Capsi de Belford Roxo atende usuários entre 3 a 25 anos, em sua maioria autistas (TEA), esquizofrênico e com retardo mental. Aprendemos com este projeto e com Nise da Silveira que a expressividade e o afeto constituem elementos transformadores no tratamento da saúde.

Veja também

Belford Roxo realiza ‘Dia D contra Gripe’ em todas as salas de vacina do município

Belford Roxo segue lutando pela saúde. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + quinze =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news