Home / Sem categoria / Governo do Estado e Belford Roxo promovem Oficina de Manejo Clínico para Chikungunya

Governo do Estado e Belford Roxo promovem Oficina de Manejo Clínico para Chikungunya

“Essa orientação é muito importante para nosso município. Nossa preocupação é de capacitar nossos servidores para que tenham excelência no diagnóstico

A Superintendência da Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo promoveram uma capacitação para profissionais de Saúde e também profissionais das Secretarias Executivas de Zoonoses e Vetores e de Epidemiologia. O evento foi realizado no Curso Prognóstico e os principais palestrantes foram os médicos Pedro Coscarelle e Débora Fontenelle. O tema debatido foi “Manejo Clínico e Chikungunya Crônica”

A Chikungunya é uma doença viral transmitida pela picada dos mosquitos Aedes aegypti (o mesmo causador da dengue) nas cidades e Aedes albopictus em locais com bastante vegetaçãoA doença causa febre e graves dores nas articulações. Outros sintomas incluem dor muscular, dor de cabeça, náusea e fadiga. A dor nas articulações pode ser debilitante e ter duração variada. A maioria dos pacientes se recupera completamente, mas, em alguns casos, a dor nas articulações pode permanecer por meses, ou até mesmo anos.

O Governo Federal, no intuito de prevenir uma possível epidemia da febre Chikungunya, está realizando em vários municípios do Estado a capacitação. “As oficinas são a garantia de que médicos e demais profissionais estejam capacitados a darem atenção específica aos pacientes que apresentarem a chikungunya” comentou Pedro Coscarelle, que dissertou sobre os sintomas e abordagem clínica da doença. A médica Débora Fontenelle falou sobre o tratamento da doença e relatou que essa medida é uma antecipação de epidemia.

“Essa orientação é muito importante para nosso município. Nossa preocupação é de capacitar nossos servidores para que tenham excelência no diagnóstico” relatou o diretor da Secretaria Executiva de Zoonoses e Vetores, Admilson Figueiredo, que representou o secretário de Saúde Vander Louzada no evento. “Isso aqui é apenas o ponto de partida da nossa ação. Os profissionais aqui presentes serão os responsáveis a serem os multiplicadores dessas informações nas suas unidades de trabalho” completou Ricardo Lopes, diretor da Secretaria Executiva de Promoção e Proteção à Saúde.

Veja também

Campanha de vacinação antirrábica imuniza mais de 1500 cães e gatos em Belford Roxo

A Prefeitura de Belford Roxo, através do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses, promoveu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 11 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news