Home / Sem categoria / Prefeitura anuncia inauguração de três creches e implanta turno alternativo

Prefeitura anuncia inauguração de três creches e implanta turno alternativo

As férias dos 40 mil estudantes da Rede Municipal de Belford Roxo estão chegando ao fim. Nesta segunda-feira (4) eles retornam às aulas. Como novidade a Prefeitura implantou um turno alternativo em 15 escolas, ampliando em 10 por cento o número de vagas. Agora são 44 mil alunos que vão começar a estudar às sete horas da manhã. Todas as unidades passaram por mutirões de limpeza nos últimos dias. A ordem é garantir bem estar à garotada, professores e funcionários. Outra novidade é a inauguração de três novas creches nos bairros: Parque São José, Santa Teresa e Xavantes, prevista para o início do ano letivo.

 A implantação do turno alternativo, segundo o secretário de Educação, Denis Macedo, é para atender à demanda de novas famílias instaladas nos condomínios do Programa Minha Casa, Minha Vida, nos bairros, Jardim do Ipê, Santa Teresa e Recantus (Babi). “Detectamos a necessidade e criamos mais um turno”, disse o secretário. “Antes as aulas aconteciam em três turnos: manhã, tarde e noite (EJA/Educação para Jovens e Adultos). Com a mudança o primeiro turno será das 7h às 11h, o turno intermediário das 11h às 15h, depois das 15h às 19h e em seguida o EJA”, lembrou Denis citando ainda que o município tem 55 escolas, 19 creches próprias e seis conveniadas.

Combate à evasão escolar

A ampliação da Educação Infantil para crianças de 4 a 5 anos em todas as escolas está na ponta do lápis do secretário Denis. “É determinação é do prefeito Waguinho (Wagner Carneiro)”, disse ele. Para a secretária adjunta, Eneila Lucas, a ampliação da oferta também é o primeiro passo para universalizar o ensino, que visa estimular o estudo e tirar a criança da rua. “Estamos desenvolvendo um projeto para estudo integral nas escolas”, destacou ela. Eneila salienta ainda que outros projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação revelaram que a violência urbana e a desestabilização da família são os motivos da evasão escolar no município.

A lição em pauta para este ano letivo é combater a evasão escolar e estimular a permanência dos alunos desde a Educação Infantil ao 9º ano. Eneila e toda equipe pedagógica estão apostando no projeto Educação Proativa: ler o mundo é construir um novo tempo. “Vamos dinamizar a alfabetização e trabalhar a aprendizagem todo o tempo. Há alunos que chegam ao quinto ano, por exemplo, sem ser alfabetizado. Esse estudante será identificado e trabalhado. Vamos alfabetizar até nas aulas de matemática”, assegura Denis Macedo.

Veja também

Campanha de vacinação antirrábica imuniza mais de 1500 cães e gatos em Belford Roxo

A Prefeitura de Belford Roxo, através do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses, promoveu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news