Home / Sem categoria / Belford Roxo anuncia criação da Guarda Ambiental

Belford Roxo anuncia criação da Guarda Ambiental

O secretário de Meio Ambiente de Belford Roxo, Flávio Gonçalves, anunciou a criação da Guarda Ambiental do município. O projeto, previsto no Código Ambiental da Cidade, criado em 2017, tem a parceria da Secretaria de Segurança Pública e está em fase de ajustes jurídico para entrar em vigor. Entre as funções aguarda atuará na prevenção da integridade do patrimônio público, proibindo caça ilegal, comércio e cativeiro de animais silvestres, na defesa de rios, lagos e recursos hídricos, auxiliando ainda no combate de incêndio entre outras atividades.

Segundo o secretário, a criação da guarda ambiental não acarretará despesas para a Prefeitura. O efetivo será compostos por guardas municipais. “É um projeto piloto. Vamos iniciar com um número pequeno. Esses guardas, destacados para a nova função, receberão treinamento técnico e no final serão certificados”, explicou Flávio. O secretário disse ainda que os guardas ambientais vão atuar em conjunto com agentes ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

Equipe preparada

Empolgado com a novidade, Flávio acredita que até a primeira quinzena de abril o projeto da guarda saia do papel. “A criação da guarda ambiental é um desejo do prefeito Waguinho (Wagner Carneiro) sempre preocupado com o progresso da cidade. Estamos regulamentando o artigo 62 do Código Ambiental. Para isso, temos advogados especialistas no assunto, trabalhando na elaboração da lei, compatível com a legislação estadual e federal”, assegurou.

Tecnólogo em Gestão Industrial, com pós-graduação em Auditoria e Perícia, Desenvolvimento Sustentável, Educação e Gestão Ambiental, o secretário está finalizando mestrado com tese focada no Plano de Gestão integrada de Resíduos Sólidos Urbanos para Belford Roxo. Ele garante que a equipe da Sema é “muito preparada”, composta por biólogos, técnicos e gestores ambientais, engenheiros (florestal, civil, químico), zootecnista, geólogo e advogados. “Temos uma seleção. Conseguimos escalar um bom time”, brinca.

Veja também

Belford Roxo realiza ‘Dia D contra Gripe’ em todas as salas de vacina do município

Belford Roxo segue lutando pela saúde. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news