Home / Sem categoria / Belford Roxo comemora Dia Internacional da Mulher com palestras sobre violência

Belford Roxo comemora Dia Internacional da Mulher com palestras sobre violência

Dando sequência às comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Belford Roxo realizou, nesta sexta-feira (15), na Uniabeu, o evento “Vozes Empoderadas”, que faz parte do “Mês da Mulher”. A atividade contou com a presença do secretário de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Diogo Bastos; da secretária Especial da Mulher, Tatiana Ervite; além do presidente e vice-presidente do Comitê de Erradicação de Sub-Registro e Ampliação a Documentação Básica, Jonas Alves e Silvester Brandão, respectivamente.

O público, composto por usuários dos Cras e Creas, lotou o auditório, que reuniu apresentações culturais de usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de palestras que abordaram os temas “Violência Doméstica Contra Mulher”, ministrada pela titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Belford Roxo (Deam), Daniele Amorim, e “Todas pela Prevenção da Violência Doméstica e Familiar com a Mulher. O Lema é Todos por Elas”, promovida pela agente da guarda municipal da cidade, Érica Gonçalves.

Diogo Bastos alertou que a atividade tem como objetivo informar, além de tornar os participantes agentes multiplicadores. “Em 2018, tivemos 833 mulheres atendidas no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceambel). Identificamos os casos na unidade, através do Programa Patrulha Maria da Penha, desenvolvido em parceria com a Guarda Civil Municipal. Por isso, trouxemos esses temas para que as formas de violência sejam identificadas e como a sociedade deve reagir de acordo com cada situação. Como poder público é nosso dever promover ações que contribuam com a erradicação dos crimes cometidos contra as mulheres”, explicou o secretário.

Durante o evento, duas certidões de nascimento foram entregues para mulheres que não possuíam o registro. Kethelen Aleixo, 17 anos, comemorou a conquista. “Eu era invisível. Estudei até a sétima série através de intervenção do Conselho Tutelar. Minha primeira filha nasceu e eu não pude registrá-la. Era difícil até ir ao médico. Hoje saio daqui e tenho certeza que terei mais facilidade para seguir minha vida”, disse.

A outra certidão foi emitida para uma mulher de 38 anos, que possui deficiência mental e vivia em situação de rua. “Conseguimos em menos de um mês, algo que em 38 anos não foi feito. Identificamos o caso e ao judicializar a ação, resolvemos quase quatro décadas de direitos violados”, concluiu Jonas Alves.