Home / Sem categoria / Belford Roxo elege oito delegados na 10ª Conferência Municipal de Saúde

Belford Roxo elege oito delegados na 10ª Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Belford Roxo realizou nos dias 20 e 21 de março a 10ª Conferência Municipal de Saúde, no espaço do Sindiquímica. O evento teve como o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde)” trabalhado em palestras e grupos de trabalhos que foram divididos em três eixos: Saúde como Direito; Consolidação dos princípios do SUS; e Financiamento adequado e suficiente para o SUS. A conferência teve como um dos objetivos avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação de políticas para a área. A solenidade de abertura teve à mesa o secretário de Saúde, Vander Louzada, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Celio Davi Calado, o presidente do Fundo Municipal de Saúde, Carlos Andrade, a secretária adjunta da Saúde, Fabiana Buriche, o secretário adjunto de Controle de Vetores e Zoonoses, Vinícius Augusto e as representantes dos usuários, Jandyra da Penha Rosa e dos profissionais de saúde, Elca Machado Alcântara.

Durante a conferência foram escolhidos oito delegados para a Conferência Estadual, que será realizada nos dias 24, 25 e 26 de maio, em local ainda a ser definido. São eles: José Germano, Jandyra Rosa, Simone Alcântara e Elza da Silva (usuários); Sandra Helena e Ana Angélica (profissionais de saúde); Renato Brum e Marta Tenório (gestores).

O secretário de Saúde, Vander Louzada, destacou a importância da conferência. “É o momento para se pensar em novas estratégias e soluções para a saúde. Junto com os outros profissionais da área podemos fazer essa troca de experiências entre a sociedade civil, o conselho e os próprios profissionais da saúde para que se criem novos parâmetros e assim avançarmos cada vez mais na saúde do município”, finalizou. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Celio Davi Calado, o objetivo é discutir uma saúde de qualidade para os munícipes. “Foram debatidos três eixos na conferência. As propostas geradas serão levadas a nível estadual e nacional”, destacou.

Subfinanciamnto do SUS

A conferência contou com dois palestrantes: Roselene Semedo (representante da Secretaria de Saúde) e Manoel Roberto Santos (representante do COSEMS RJ – Conselho de Secretários Municipais da Saúde do Estado do Rio de Janeiro). “Esse evento é uma etapa da 16ª Conferência Nacional que será realizada em Brasília, em agosto. Estamos passando por um momento gravíssimo de sustentabilidade do SUS no que diz respeito a financiamento. Nós temos um subfinanciamento agudo e crônico desde a década de 90. Conseguimos dar uma remediada com a emenda constitucional 29 em 2012, e agora estamos ameaçados com uma desregulamentação no que diz respeito ao orçamento já garantido do SUS que vem junto com uma desregulamentação orçamentária da educação. Essa é uma ameaça que estamos passando aos conferencistas para tomarem ciência do fato e defenderem o SUS”, informou Manoel.

O Diretor do Departamento do Trabalhador e Educação em Saúde, João Batista, está há 15 anos na saúde e já participou de conferência a nível nacional. “Esse evento é importante para fortalecer o SUS através de discussões sobre as temáticas e, consequentemente, fortalecer a saúde em Belford Roxo”, disse João que participou do grupo de trabalho que abordou o primeiro eixo sobre Saúde como direito.

Veja também

Roda de conversa fecha o Abril Azul e debate a conscientização sobre o autismo

A Secretaria de Saúde e a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Belford Roxo, realizaram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news