Home / Sem categoria / Belford Roxo realiza I Encontro de Formação Afro-Indígena

Belford Roxo realiza I Encontro de Formação Afro-Indígena

Professores da rede municipal de Ensino de Belford Roxo e alunos do segundo ano do curso de Formação de Professores do Instituto de Educação de Belford Roxo, participaram do I Encontro de Formação em Rede. A atividade aconteceu no polo do CEDERJ (Rua Mauá, s/nº) e teve como tema de discussão a cultura afro-indígena.

O evento, que reuniu cerca de 150 pessoas, é uma realização da Secretaria de Educação (SEMED), através da Divisão de Projetos Especiais. De acordo com a professora Norma Sueli Praxedes, a formação visa oferecer aos docentes um material para a implementação em sala de aula de conteúdo sobre a cultura afro- indígena. “Nosso objetivo é que os professores ensinem a história afro- indígena e que possam ressaltar a importância dessas culturas na formação da nossa sociedade. Dessa forma, combatemos questões como o racismo e a intolerância religiosa, por exemplo”, destacou a professora de História. Os professores Antônio Carlos e Inácia Stella, também organizaram a atividade.

A orientadora educacional, Marta Mourão, ganhou, em sorteio, no evento, um livro que conta a trajetória dos índios no Recôncavo da Guanabara.

Conceição Evaristo

Para ilustrar o trabalho, a SEMED escolheu a autora Conceição Evaristo, escritora da obra “Becos da Memória”. Militante do movimento negro com grande participação e atividade em eventos relacionados a militância política e social, suas obras, em especial o romance Ponciá Vicêncio, de 2003, abordam temas como a discriminação racial, de gênero e de classe. A obra foi traduzida para o inglês e publicada nos Estados Unidos.

Em 2015 conquistou o Prêmio Jabuti de Literatura, o maior da literatura brasileira. Três anos depois, Conceição oficializou sua candidatura à Academia Brasileira de Letras para concorrer à cadeira de número 7, originalmente ocupada por Castro Alves. Conceição recebeu apenas um voto e perdeu a vaga para o cineasta Cacá Diegues

Veja também

Roda de conversa fecha o Abril Azul e debate a conscientização sobre o autismo

A Secretaria de Saúde e a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Belford Roxo, realizaram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − seis =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news