Home / Sem categoria / Belford Roxo celebra o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Belford Roxo celebra o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Os pacientes que estiveram nesta quinta-feira, dia 25 de abril, na Policlínica Neuza Goulart Brizola, no Centro de Belford Roxo, participaram de uma ação da Secretaria de Saúde, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, festejado pela Organização Mundial de Saúde todos os anos, no dia 26 de abril. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 30 milhões de brasileiros sofrem com a doença.

A atividade contou com uma tenda, onde a equipe de saúde aferiu a pressão dos pacientes, distribuiu panfletos informativos sobre os cuidados com a doença e frutas, como forma de incentivar uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes. “Estamos desenvolvendo essa ação em Belford Roxo durante todo o mês de abril, em vários pontos da cidade. Precisamos conscientizar o máximo de pessoas sobre as formas de cuidados e riscos causados pela hipertensão, que muitas vezes não demonstra sintomas, mas pode causar infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e paralisação dos rins, por exemplo”, explicou a cardiologista Sandra Coelho.

Uma palestra também foi realizada para orientar os pacientes sobre como evitar a hipertensão e as suas formas de tratamento. O secretário Adjunto de Epidemiologia, Robson Sarmento, marcou presença no evento e conversou com pacientes. “Notamos que muitos têm medo do diagnóstico, mas apesar de não ter cura, a hipertensão pode ser controlada com medicação e a pessoa consegue levar uma vida normal. Por isso realizamos esse evento, como o objetivo de chamar a atenção do máximo de pessoas possível”, destacou Sarmento.

Aos 49 anos e com histórico de hipertensão arterial, Antônia Galdino passou pela tenda e aprovou a ação. “Já passei mal muitas vezes por causa da minha pressão, sempre alta. Vim aqui na policlínica marcar minha consulta com o cardiologista que me acompanha e fui surpreendida com esse evento. A equipe verificou minha pressão e está ótima. Levo o tratamento a sério e por isso estou controlada”, disse a moradora do bairro Parque São Vicente.

No próximo dia 30 de abril, a Secretaria de Saúde realizará o encerramento das comemorações pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial na Igreja Batista Memorial, no Centro, às 13h. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Veja também

Belford Roxo realiza ‘Dia D contra Gripe’ em todas as salas de vacina do município

Belford Roxo segue lutando pela saúde. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 6 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news