Home / Sem categoria / Belford Roxo celebra o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Os pacientes que estiveram nesta quinta-feira, dia 25 de abril, na Policlínica Neuza Goulart Brizola, no Centro de Belford Roxo, participaram de uma ação da Secretaria de Saúde, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, festejado pela Organização Mundial de Saúde todos os anos, no dia 26 de abril. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 30 milhões de brasileiros sofrem com a doença.

A atividade contou com uma tenda, onde a equipe de saúde aferiu a pressão dos pacientes, distribuiu panfletos informativos sobre os cuidados com a doença e frutas, como forma de incentivar uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes. “Estamos desenvolvendo essa ação em Belford Roxo durante todo o mês de abril, em vários pontos da cidade. Precisamos conscientizar o máximo de pessoas sobre as formas de cuidados e riscos causados pela hipertensão, que muitas vezes não demonstra sintomas, mas pode causar infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e paralisação dos rins, por exemplo”, explicou a cardiologista Sandra Coelho.

Uma palestra também foi realizada para orientar os pacientes sobre como evitar a hipertensão e as suas formas de tratamento. O secretário Adjunto de Epidemiologia, Robson Sarmento, marcou presença no evento e conversou com pacientes. “Notamos que muitos têm medo do diagnóstico, mas apesar de não ter cura, a hipertensão pode ser controlada com medicação e a pessoa consegue levar uma vida normal. Por isso realizamos esse evento, como o objetivo de chamar a atenção do máximo de pessoas possível”, destacou Sarmento.

Aos 49 anos e com histórico de hipertensão arterial, Antônia Galdino passou pela tenda e aprovou a ação. “Já passei mal muitas vezes por causa da minha pressão, sempre alta. Vim aqui na policlínica marcar minha consulta com o cardiologista que me acompanha e fui surpreendida com esse evento. A equipe verificou minha pressão e está ótima. Levo o tratamento a sério e por isso estou controlada”, disse a moradora do bairro Parque São Vicente.

No próximo dia 30 de abril, a Secretaria de Saúde realizará o encerramento das comemorações pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial na Igreja Batista Memorial, no Centro, às 13h. A atividade é gratuita e aberta ao público.