Home / Sem categoria / Belford Roxo realiza 1º Fórum do Centro de Atenção Psicossocial Adulto

Belford Roxo realiza 1º Fórum do Centro de Atenção Psicossocial Adulto

A Prefeitura de Belford Roxo realizou nesta quinta-feira, dia 30 de maio, o 1º Fórum do Centro de Atenção Psicossocial Adulto (CAPS II), com o tema “Luta Antimanicomial e Violação de Direitos: Trancar não é Tratar”. A atividade foi desenvolvida no auditório da UNIABEU e reuniu a equipe técnica dos três CAPS do município, familiares de usuários, funcionários da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, além de alunos de cursos de graduação em psicologia e enfermagem. A atividade é uma realização do Departamento de Atenção Psicossocial em parceria com a Secretaria Adjunta de Vigilância Epidemiológica.

A mesa de abertura contou com a presença do diretor de Saúde Mental do município, Paulo Patrocínio; das coordenadoras técnicas Angélica Porto e Maricelia Ribeiro; da psicóloga Thelma Mary; e da especialista em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social, Débora Holanda Menezes, que ministrou uma palestra sobre “Política de Saúde, Serviço Social, Saúde Coletiva e Saúde Mental”.

De acordo com Paulo Patrocínio, o tema reporta ao mês de maio, pela luta antimanicomial, ao qual se deu início à reforma psiquiátrica, com a lei 10.216, de 2001, onde surge a proposta de criação e funcionamento dos CAPS, e assim uma nova metodologia de tratamento das pessoas com transtorno e sofrimento mental. “Precisamos abordar a importância de um tratamento humanizado, do acolhimento e a participação efetiva da família e da comunidade, junto com os pacientes. Essa atividade é um grande ganho para a cidade de Belford Roxo”, disse.

Débora Holanda Menezes abordou a importância de falar sobre o assunto e abrir as portas dos CAPS para toda a sociedade. “O tema esteve muito evidente há 20 anos, mas precisamos conhecer as políticas públicas e formar multiplicadores. Não podemos deixar que toda conquista retroceda. Precisamos que os pacientes estejam inseridos em todos os setores. Para isso, é fundamental o trabalho em conjunto entre a Saúde e a Assistência Social, a família e da comunidade”, afirma ela que é doutora em Política Social.

Moradora do bairro Lote XV, Juciléia Barreto acompanha o irmão de 64 anos no CAPS II, em Areia Branca. “Ainda temos muito o que avançar em relação à lei. Meu irmão, que é esquizofrênico, melhorou muito desde que iniciou o tratamento no CAPS, em 2001. A equipe técnica está de parabéns. Precisamos nos unir para que os direitos garantidos sejam mantidos”, concluiu a aposentada. 

Veja também

Belford Roxo realiza ‘Dia D contra Gripe’ em todas as salas de vacina do município

Belford Roxo segue lutando pela saúde. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news