Home / Sem categoria / Belford Roxo conscientiza população no combate a dengue e arboviroses

Belford Roxo conscientiza população no combate a dengue e arboviroses

A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde (Secretaria Municipal de Saúde) realizou no final de semana uma ação na Praça do bairro Nova Aurora, de prevenção das atividades que fazem parte do Programa de Enfrentamento das Arboviroses, Dengue, Zika e Chikungunya. Com o nome “Vigilância Sanitária vai até você!”, o setor de Vetores e Zoonoses da secretaria imunizou mais de 600 animais (605 cachorros e 45 gatos) com a vacina antirrábica, mobilizou cinco carros-fumacê para percorrer alguns bairros da cidade e cerca de 130 agentes de combate a endemias fizeram visitas domiciliares e em escolas e creches da rede. Na praça, aconteceu também a apresentação de uma peça teatral com fantoches que visou à conscientização na luta contra o mosquito Aedes Aegypti.

A Secretaria de Vigilância em Saúde ofereceu ainda os serviços: controle de prevenção a leptospirose, distribuição de folhetos informativos, orientações básicas de consumo de água e orientações de reconhecimento geográfico. As equipes visitaram também locais de grande concentração de materiais recicláveis. O secretário de Saúde, Flávio Vieira, lembrou que no ano passado, os guardas de endemias participaram de uma capacitação que teve como objetivo atualizá-los sobre metodologias e técnicas de controle de vetores transmissores de arboviroses. “Iremos investir ainda mais para que nossos profissionais estejam cada vez mais capacitados para o combate a essas doenças e para que a população esteja sempre informada e possa nos ajudar a realizar esse trabalho”, informou Flávio.

Para o secretário adjunto de Vigilância em Saúde, João Paulo da Costa, é um grande desafio, mas junto com o secretário de Saúde, Flávio Vieira e os departamentos da pasta, já se empenharam na causa e essa foi à primeira de muitas ações de combate e conscientização à população a Dengue e as Arboviaroses. “Já estamos no inverno atuando para que no verão a população belforroxense não sofra com essas epidemias que já são conhecidas de longa data. Daqui para frente o trabalho será cada vez mais intensificado. Agradeço ao prefeito Waguinho (Wagner Carneiro) e ao secretário Flávio Vieira, pela confiança e parceria no trabalho”, ressaltou João Paulo, ao lado do veerador Marquinhos Gandra, que é morador de Nova Aurora.