Home / Sem categoria / BELFORD ROXO REALIZA SEGUNDO DIA DE DESFILES CÍVICOS NO PARQUE SÃO JOSÉ

BELFORD ROXO REALIZA SEGUNDO DIA DE DESFILES CÍVICOS NO PARQUE SÃO JOSÉ

“O desfile foi muito emocionante”. A frase é de Vera Lúcia, 58 anos, avó do Richard Oliveira, de 9 anos que desfilou pela primeira vez com a Escola Municipal Albertino Lopes no pelotão de judô. “Meu neto estava bem animado. Eu amo, venho todo ano!”, acrescentou. Dona Vera Lúcia foi uma de muitos moradores que assistiram e vibraram no segundo dia de desfile cívico, que aconteceu no bairro Parque São José. Promovido pela Secretaria de Educação, o tema da Semana da Pátria deste ano é “Na infância começamos a construir, através da leitura, um novo tempo”, que traz uma reflexão sobre todas as ações, projetos e atividades que as unidades escolares desenvolvem e promovem o incentivo à leitura. Ao todo, desfilaram 15 escolas e creches. Amanhã (4), o desfile acontece no bairro Sargento Roncalli, na Rua Tenente Coronel José dos Santos Rodrigues, a partir das 9h.

De acordo com o secretário de Educação, Denis Macedo, o prefeito Waguinho (Wagner Carneiro) confiou a ele a tarefa de conduzir a educação de Belford Roxo, que é uma das prioridades do governo. “Conseguimos incluir o Parque São José na Semana da Pátria. Abrimos ontem em Heliópolis, que apesar da chuva, foi lindo. Eu já desfilei muitas vezes e sei o quanto é importante para as crianças. Vamos celebrar a cidadania, exaltar a pátria e o nosso tema”, ressaltou Denis. O vereador Anjinho, informou que no governo passado não havia desfile no bairro. “Sempre foi uma tradição. Então quando fiz uma solicitação ao prefeito Waguinho, o secretário Denis prontamente incluiu no calendário de desfiles”, destacou o vereador.  “Foi um belo desfile. Nossas crianças deram um show e se apresentaram com muita alegria”, acrescentou a vereadora Cristiane do Sobreira.

Ao som da banda Fanfarra Municipal, a primeira unidade a desfilar foi a Creche Recanto Feliz. Em sua comissão de frente estava a diretora Marcia da Rosa, usando um colete similar ao do secretário de Educação e o pequeno Gutyerre Pereira, de cinco anos, com o colete do prefeito Waguinho. Em seguida passaram as creches Casa da Criança do Bom Pastor e de Santa Tereza. A criançada da Escola Municipal Adelina dos Santos Purcino passou pelo palanque batendo continência e a Escola Municipal Jorge Ayres de Lima entrou na avenida ao som da música “We will rock you” que a banda da unidade tocou, enquanto um pelotão executava uma coreografia. “É a segunda vez que eu desfilo pela minha escola. Ensaiamos muito e foi muito bom desfilar”, disse a pequena Nicoly Ferreira, 11, que estava no pelotão da dança.

Depois passaram a Creche Professora Tânia Maria da Silva, as Escolas Municipais Albertino Lopes, seguida da Walter Borghi, ao som da banda IERB CEJAC (Instituto Educacional Renascer Belford) e que trabalhou a questão da merenda com uma barraca de feira e a frase “Quem valoriza uma alimentação saudável é fã da própria vida”. Também desfilaram as Escolas Municipais Malvino José de Miranda, Jardim Gláucia, os Cieps Municipalizados Simone de Beauvoir e Edival Gueiros Vidal. Encerrando, desfilaram o Centro Educacional Menezes Siqueira ao som da banda da escola Jorge Ayres de Lima, com destaque ao pelotão de Libras, o Educandário Frei Fabiano com a banda própria e o Instituto Educacional Renascer Belford Roxo, onde a banda IERB CEJAC tocou algumas músicas ao comando do mestre Jorginho. Durante o desfile, os projetos de Educação Ambiental, Prosseguir, Protegendo o Futuro e a EJA (Educação para Jovens Adultos) também foram apresentados pelas escolas com faixas e plaquinhas.