Home / Sem categoria / Rio Info 2019 debate Baixada Fluminense como região viável para investimentos

Rio Info 2019 debate Baixada Fluminense como região viável para investimentos

A Prefeitura de Belford Roxo, em parceria com o governo estadual, realizou na última terça-feira (03) uma etapa do circuito Rio Info 2019, que teve como um dos objetivos debater a tecnologia em diversas áreas, como empreendedorismo e segurança. O evento foi apresentado em três salas da Uniabeu, sendo uma de palestras dos temas, outra de jogos e robótica e a última de empreendedorismo. O ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, foi um dos debatedores. Um dos objetivos do Rio Info 2019 foi apresentar a Baixada Fluminense como região viável para investimentos em ações empreendedoras, tecnologia e inovação.

O coordenador da Rio Info 2019 em Belford Roxo, Cláudio Gimenez, destacou a importância do evento para o município. “Tecnologia é importante em qualquer área. O debate é fundamental para buscarmos sempre entendimento, pois investir em tecnologia é dar um passo rumo ao desenvolvimento”, ressaltou. ‘Integrar todo o Estado e aprimorar o empreendedorismo e o conhecimento são pontos essenciais”, completou o coordenador geral da Rio Info, Alberto Blois.

Destacando a importância da tecnologia na administração pública, o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Márcio Almeida, enfatizou por longos anos Belford Roxo ficou esquecido na questão da evolução digital. Márcio salientou que a Rio Info 2019 trouxe debates importantes para a cidade. “Temos que trazer o cidadão para o mundo digital. Hoje todos os setores da Prefeitura estão informatizados, dando mais agilidade no atendimento. A tecnologia ajuda também na segurança pública. Há municípios que dispõem de centro de monitoramento com diversas câmeras. Muitas delas fazem o reconhecimento facial e de placas de veículo, facilitando assim o planejamento e melhorando a segurança do cidadão”, argumentou Márcio Almeida, ao lado do secretário adjunto de Ciência e Tecnologia de Belford Roxo, Aramis Rodrigues.

Convidado para ser um dos debatedores, o presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços (Acisber), Carlos Santos, acentuou a importância da tecnologia na vida de todas as pessoas, destacando que a maioria dos estabelecimentos do Centro de Belford Roxo estão informatizados. “Creio que 85% das lojas trabalham com o auxílio da tecnologia. Isso é importante para o crescimento da cidade”, concluiu Carlos Santos. “Estamos conseguindo dar uma nova dinâmica ao pequeno e microempresário em Belford Roxo, buscando sempre facilitar a vida dessas pessoas e fornecendo todo o apoio institucional para que elas montem e administrem bem um negócio”, emendou o secretário adjunto de Trabalho, Adriano Nascimento, que foi um dos debatedores do tema “Novas Perspectivas – Inovação e Empreendedorismo Sustentável”.

Um dos temas do evento, a segurança pública foi destaque em uma mesa de debates. Representando a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, o guarda municipal Leonardo de Araújo Marques destacou a diminuição de crimes em áreas onde há câmeras instaladas. Ele lembrou que a Prefeitura mantém um ônibus monitorando diariamente a região da Praça de Heliópolis. ”Uma cidade segura atrai empresas e é importante todo aparato tecnológico”, resumiu.