Home / Sem categoria / Vozes da EJA em Belford Roxo destaca importância da literatura de cordel

Vozes da EJA em Belford Roxo destaca importância da literatura de cordel

A Secretaria de Educação de Belford Roxo promoveu a terceira edição do Vozes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento, dividido em dois dias, aconteceu no auditório da Universidade Abeu (UNIABEU) e na Escola Municipal Professor Paris. O tema deste ano foi “Ler o Mundo através da Literatura de Cordel – O Brasil das placas: viagem por um país ao pé da letra”.

O ponto alto da primeira noite foi a palestra da professora de matemática do Programa de Educação de Jovens e Adultos II, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Sandra Jardim. “Eu não chamo esse evento de palestra. Eu o classifico de troca de experiência, pois eu trabalho há 20 anos com esse segmento de ensino. Dar voz ao aluno é importantíssimo, pois isso proporciona a troca de saberes para os dois lados: professores e estudantes. Ambos saem ganhando”, disse Sandra Jardim.

Segundo dia

A segunda noite teve exposição, oficinas e roda de conversa. Os alunos apresentaram os seus trabalhos sobre o tema. Os educadores contaram suas práticas pedagógicas e depois todos ficaram juntos numa grande roda e trocaram experiências.

A aluna Maria Isabel, de 69 anos, que cursa o 8° ano, na Escola Municipal Heliópolis, estava radiante em poder participar de mais uma edição do “Vozes da EJA”. “Esse tipo evento me motiva. Ele é muito importante para que a gente tenha ainda mais conhecimento. A EJA não pode acabar nunca”, comentou Isabel.

A EJA funciona em 17 escolas municipais e tem cerca de quatro mil alunos. Thatiana Barbosa ficou feliz com todas as apresentações. “Estou muito emocionada e muito grata à Secretaria de Educação por abraçar nossas ideias”, concluiu.

A secretária adjunta de Educação, Eneila Lucas, abriu o evento, que contou com a participação da chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos, Thatiana Barbosa, a chefe da Inspeção Escolar, Rosangela Garcia, e a chefe da Educação do Ensino Fundamental, Simome Ramos.