Home / Sem categoria / Funcionários da Secretaria de Conservação participam do Novembro Azul em Belford Roxo

Os funcionários da Secretaria de Conservação de Belford Roxo tiveram uma manhã diferente nesta segunda-feira (18). Aproximadamente 300 servidores assistiram a palestras sobre os cuidados, prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Eles também verificaram a pressão arterial, glicose, marcaram ultrassonografia de próstata, agendaram consulta para urologista e exame de PSA. Os servidores fizeram ainda o teste rápido para sífilis, hepatites B e C. O evento, realizado no galpão do Cantão, em Heliópolis, foi em alusão ao Novembro Azul.

A ação reuniu funcionários do setor onde se tem a maior concentração de homens na Prefeitura e levou até eles serviços de saúde e informações. “Esses servidores pegam bem cedo no trabalho. Então, muitos ficam sem tempo para cuidar da saúde. Foi com esse pensamento que realizamos a ação”, resumiu o prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho.

Para ministrar as duas palestras, a diretora de enfermagem, Tatiane Monique, e a secretária executiva da Saúde, Erica Couto, que também é enfermeira, decidiram usar uma abordagem mais descontraída e falar o que é o câncer de próstata e a importância de fazer os exames. “Apesar de ser o mais constrangedor entre os homens, o exame mais eficaz é o de toque, onde a doença é detectada e o tratamento pode ser iniciado imediatamente”, explicou Tatiane, acrescentando ainda que o município conta com urologistas nas Policlínicas do Idoso e da Mulher.

Há dois anos trabalhando no setor de Conservação, Alexandre de Souza, 39 anos, foi a ação com expectativas para as palestras. “Busquei informações, pois temos um amigo que está passando por um problema na próstata e estamos om medo. Aproveitei e marquei consulta e exames, aferi pressão e verifiquei glicose e ainda fiz os testes rápidos”, disse Alexandre.