Home / Sem categoria / Assistência Social de Belford Roxo debate Programa Acessuas

Assistência Social de Belford Roxo debate Programa Acessuas

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo realizou nesta sexta-feira (14-02), o primeiro Seminário AcesSuas Trabalho: Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho. O encontro buscou apresentar ações de 2019 sobre o programa e realizar o planejamento de 2020.

Durante o evento foram realizadas palestras sobre Suas x Programa AcesSuas Trabalho; Perspectivas e desafios para a socialização da informação e integração ao mundo do trabalho na gestão SUAS; O acesso ao mundo do trabalho sob a ótica da Secretaria Municipal de Trabalho; A importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na promoção e acesso ao mundo do trabalho; Qualificação profissional no território; e a atuação da Guarda Municipal de Belford Roxo no acesso ao mundo do trabalho.

De acordo com o secretário adjunto de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, o intuito do seminário foi de reunir os parceiros e traçar estratégias para o encaminhamento das famílias e jovens no mundo do trabalho. “Nós fazemos o mapeamento e encaminhamento para que tenham oportunidade de trabalho. Muitos não conseguem emprego por falta de qualificação. Nesse programa visamos essa preparação”, destacou Diogo.

A coordenadora do AcesSuas, Ariane Gonzaga, explicou que o programa tem como objetivo trazer autonomia das famílias usuárias da política de assistência social. “Isso é feito por meio de uma preparação com oficinas, onde aprendem a elaborar seu currículo, como se portar em entrevistas de emprego, por exemplo. Também acompanhamos a trajetória dos usuários”, acentuou Ariane.

Até o momento foram atendidos aproximadamente 50 usuários nas oficinas e dois já foram inseridos no mercado de trabalho. Para participar, é necessário que o usuário tenha entre 14 a 59 anos e procure o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência.

Palestraram também no encontro a assessora de Assistência Social do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) do Rio de Janeiro, Tatiana Monteiro, o secretário adjunto de Trabalho, Adriano Nascimento, a chefe da Divisão da Educação de Jovens e Adultos de Belford Roxo, Thatiana Barbosa, o diretor de Implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência, e Tecnologia do Rio de Janeiro, Márcio Franklin Oliveira e a Guarda Municipal, Vasti Aleixo.