Home / Sem categoria / Belford Roxo é o 1º município do Estado a receber o Programa Viver

Belford Roxo é o 1º município do Estado a receber o Programa Viver

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo lançou nesta quinta-feira (20-02) o “Programa Viver” no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro – Magdalena Silva Marques e na sede da Guarda Civil Municipal, em Santa Amélia. Idealizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Secretaria Nacional de Promoção e Direitos da Pessoa Idosa, o programa tem como objetivo contribuir para a promoção do direito ao envelhecimento ativo e saudável, respeitando as peculiaridades de cada município e as particularidades de cada participante.

Uma vez na semana, os 16 idosos do Cras e os 40 da guarda irão realizar as atividades do programa, que começam em março e tem a duração de três meses. Quem ainda quiser se inscrever, é só comparecer a um dos dois locais com identidade, CPF e comprovante de residência e ter a partir de 60 anos. O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Vander Louzada, destacou casos de idosos serem ludibriados pela tecnologia. “No Telecentro do Cras, que também inauguramos hoje, eles serão orientados para acessar a internet com mais segurança e promover a inclusão digital com os computadores doados pelo Ministério”, resumiu Vander.

De acordo com o secretário adjunto de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, o Telecentro faz parte do programa. “Uma das principais ações é a tecnologia onde os idosos vão se atualizar e ter acesso ao mundo da internet, além de outras ações como a atividade física. Isso fará com que eles não se sintam sedentários, mas sim úteis e parte da sociedade. O Cras já possui serviço de convivência e o programa veio para agregar ainda mais”, informou Diogo.

O Programa Viver chegou a Belford Roxo através de uma solicitação da deputada federal Daniela do Waguinho, que articulou com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos a possibilidade de a cidade receber o programa. “Belford Roxo é a primeira cidade do Rio de Janeiro a receber o Programa Viver. Com isso, os idosos terão a inclusão digital e também outros eixos. Isso dará autonomia a eles”, assegurou a deputada. Os secretários Eduardo Antunes (Assistência Social) e Daniele Cândido (Defesa Civil) de Itaocara prestigiaram o evento.

Animada para começar as aulas de informática com o instrutor Felipe Rodrigues, Célia Maria, 65 anos, faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Centro. Ela chegou ao equipamento com depressão e as atividades a ajudaram a melhorar seu quadro. Célia já aprendeu a assistir vídeos na internet. “Não tenho computador em casa, então não tenho como acessar. Agora terei essa oportunidade. Gosto de aprender e estarei inclusa no mundo digital”, disse Célia.

Programa Viver

O programa busca proporcionar a esse segmento um leque de opções de aprendizados e fomentar conhecimentos e avanços intelectuais, fora do seu ambiente cotidiano, minimizando a lacuna existente entre as pessoas idosas e a vida moderna, tendo em vista a importância que a informática e a internet assumiram no cotidiano da humanidade.

Os idosos terão acesso à três campos de ação: Tecnologia – promover a inclusão tecnológica e contribuição a todas as áreas da vida, como acesso de forma segura às redes sociais, caixas eletrônicos da rede bancária, totens de aeroportos, entre outros; Educação – alfabetização para a pessoa idosa, educação financeira e compreensão das consequências do excesso de ofertas de crédito disponibilizadas pelas instituições financeiras; Saúde – através de palestras transmitir informações e orientações com o intuito de prevenir; Mobilidade física – disponibilizar a prática de atividades físicas no cotidiano e lazer e atividades recreativas para o envelhecimento sadio.