Home / Sem categoria / Prefeitura promove capacitação sobre prevenção para profissionais da Saúde

Prefeitura promove capacitação sobre prevenção para profissionais da Saúde

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo realizou uma oficina de Prevenção Combinada nesta terça-feira (03-03), no Curso Prognóstico, bairro das Graças. Profissionais da atenção básica e especializada saíram da dinâmica com informações e estratégias para atuar na rede de saúde. O objetivo foi de abrir o leque de opções de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis(ISTs), HIV e hepatite, além de sensibilizar e instrumentar os profissionais de métodos contraceptivos combinados como o preservativo, medicamentos, métodos físicos e comportamentais, dando assim mais segurança.

São quase 40 anos de epidemia com estratégias para cada comportamento. Hoje, as pessoas se relacionam com o risco ou não de se infectar. Por isso, foram combinadas diversas estratégias para a relação sem o preservativo. Uma pessoa com carga viral indetectável no período de seis meses, não transmite o vírus.

De acordo com a coordenadora do Programa DST Aids, Zenaide Cadette, Belford Roxo tem em torno de 1.200 paciente tomando medicação, duas mil em acompanhamento e mais de 80% desses pacientes são indetectáveis. “Temos uma média de 10 a 15 novos pacientes por mês. Por isso é importante trabalhar a prevenção”, resumiu.

Para o técnico de enfermagem da UBS Manoel Batista de Almeida Filho, no Barro Vermelho, Jorge Wilson, é importante ter essas informações onde as pessoas mais procuram, que é na porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde). “Eu trabalho na sala de vacinação. Quando estamos aplicando a dose, muitas pessoas têm dúvidas. E eu pude responder a importância da vacina do HPV, por exemplo, a partir de informações que obtive em uma outra oficina”, disse Jorge.