Home / Sem categoria / Prefeitura promove seminário para debater serviços de assistência social

Prefeitura promove seminário para debater serviços de assistência social

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Belford Roxo realizou um seminário sobre a importância e os desafios da execução dos serviços da proteção social e especial de alta complexidade no município.

O objetivo foi estreitar os fluxos de atendimento de criança e adolescente. Para o evento foram convidados profissionais da Semasc, técnicos e coordenadores do conselho tutelar. “Precisamos dessa integração com os diversos profissionais porque os serviços do município se completam, e é necessário que a gente se articule para oferecer o melhor para população” contou Diogo Bastos, secretário executivo de assistência social e cidadania de Belford Roxo.

Durante o seminário, a diretora da proteção especial do município, Tamiris Almeida, destacou os desafios dos serviços na cidade. Além disso, o secretário de Assistência Social de Itaocara, Eduardo Antunes, foi convidado para falar sobre o acolhimento institucional e interlocução com conselho tutelar. “Eu vim trazer um pouco da minha experiência como diretor do abrigo institucional de Itaocara para podermos discutir sobre os serviços e pensar como podemos melhorar os atendimentos”, concluiu Eduardo.

Diogo Bastos também contou que Belford Roxo está em fase final da implantação do Programa Família Acolhedora. Que consiste em cadastrar e capacitar famílias para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. “A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência em ambiente sadio para a criança ou adolescente”. Completou Diogo Bastos.