Home / Sem categoria / Reunião do Conselho Municipal de Educação de Belford Roxo debate retorno das aulas presenciais

Reunião do Conselho Municipal de Educação de Belford Roxo debate retorno das aulas presenciais

O Conselho Municipal de Educação de Belford Roxo reuniu-se de forma virtual, em sessão extraordinária, na última quinta-feira (17-09), para analisar as possibilidades de retomada das aulas presenciais nas unidades de ensino. A rede municipal conta com cerca de 45 mil alunos. A reunião extraordinária, com pauta específica, foi conduzida pelo presidente do Conselho Municipal de Belford Roxo, Denis Macedo – que também é secretário de Educação –  e teve o objetivo de analisar os protocolos necessários para o retorno e refletir sobre as adequações necessárias nos planos de ação das unidades para que esse retorno aconteça de forma responsável tendo como prioridade a segurança de alunos, professores e demais funcionários. Não há previsão de retorno das aulas presenciais.

“A nossa razão de ser enquanto profissionais da educação é estar com os alunos; estar em sala de aula e por isso precisamos refletir e considerar a retomada das aulas presenciais de forma segura, quer seja agora, quer seja mais adiante. Cabe ressaltar que foi consenso entre os participantes a necessidade da retomada das aulas presenciais. Porém, que essa seja de forma responsável e segura”, destacou Denis Macedo.

 A Secretária Adjunta Eneila Feitosa falou sobre a importância da acolhida a profissionais e alunos. Ela destacou a necessidade de ouvir a opinião das famílias nesse momento. A chefe da Educação Infantil, Vanessa Alves, salientou ainda as especificidades da Educação Infantil  e destacou  a necessidade de interação e contato físico, principalmente na faixa etária de 1 a 3 anos. “Devemos ter olhar diferenciado com os alunos especiais, oferecendo atendimento e acompanhamento individualizado aos mesmos, respeitando as peculiaridades de cada caso”, resumiu a chefe da Educação Especial, Celia Domingues. Todas as argumentações sobre a possibilidade de retorno farão parte de um documento que servirá de base para o posicionamento a ser adotado. O grupo voltará a se reunir na próxima semana para continuidade da pauta.As responsáveis pelo Programa Saúde na Escola em âmbito Municipal, professora Suelen Soares, representando a Educação e pela saúde a Nutricionista Amanda Abreu e a enfermeira Érica, além da enfermeira Airan Chaves, que atua na Vigilância Sanitária, destacaram na reunião as informações sobre os protocolos sanitários com base nos documentos da Fiocruz e outros órgãos oficiais. Suelen, que também é pesquisadora da Fiocruz, esclareceu que a decisão do retorno está atrelada às taxas de transmissão da doença.   

A reunião foi aberta e, além da participação dos Conselheiros, contou ainda com a presença de representantes das escolas das redes de ensino municipal e privada de Belford Roxo; pais e responsáveis dos alunos; representantes da Secretaria Municipal de Saúde; técnicos da Secretaria Municipal de Educação; representante dos Conselhos Escolares e dos Conselhos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Veja também

Defesa Civil realiza Projeto Escola Segura

A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil, promoveu o “Projeto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + quatro =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news