Home / Sem categoria / Prefeitura faz blitz educativa em Heliópolis para evitar aglomerações e mesas nas ruas

Prefeitura faz blitz educativa em Heliópolis para evitar aglomerações e mesas nas ruas

A Prefeitura de Belford Roxo realizou na última sexta-feira à noite, no bairro Heliópolis, uma blitz educativa com o intuito de instruir os comerciantes do local a não espalharem mesas nas ruas do entorno da praça. A Secretaria adjunta de Vigilância em Saúde emitiu quatro Termos de Visita orientando aos comerciantes sobre as medidas de proteção contra a Covid-19, além de exigir a apresentação da licença sanitária. O decerto 4.976, de 6 de novembro, proíbe o funcionamento de bares, lanchonetes e serviços afins após uma hora da madrugada e limita o atendimento ao público a dois terços da capacidade da lotação do estabelecimento.

A operação contou com a participação também das seguintes Secretarias: Defesa Civil e Ordem Urbana, Fazenda e Segurança Pública. 

O chefe de fiscalização da Secretaria de Defesa Civil e Ordem Urbana, Marcos Rogério, destacou que o objetivo da operação e conscientizar os comerciantes sobre a importância das medidas contra a Covid-19 e o fato de não se colocar mesas e cadeiras nas ruas ao lado da praça. “As ruas e calçadas precisam ficar livres para os pedestres. Não é justo que se espalhem mesas e cadeiras nas ruas e em toda calçada, impedindo o direito de ir e vir dos pedestres”, concluiu.

Oito agentes da Guarda Municipal deram apoio à ação. O inspetor geral da instituição, Marcelo Ferraz, destacou que a fiscalização é constante. Ele salientou que um ônibus da Guarda fica baseado na Praça de Heliópolis 24 horas por dia. “Nosso trabalho não é de repressão, é de conscientização. O objetivo não é interditar estabelecimentos. Queremos apenas que os direitos dos cidadãos sejam respeitados, pois a Prefeitura está reorganizando o espaço público. Nessa época de pandemia temos de evitar qualquer tipo de aglomeração”, ressaltou. O secretário adjunto de Vigilância em Saúde, João Paulo de Souza, frisou que ainda esta semana irá se reunir com representantes da Secretaria de Defesa Civil e Ordem Urbana para analisarem a possibilidade de as ações se estenderem a outros bairros. Reclamações sobre aglomerações podem feitas pelo 153.

Em uma petiscaria na Rua Altair, os fiscais da Secretaria adjunta de Vigilância em Saúde notificaram o proprietário a providenciar a licença sanitária, além de álcool em gel. A Guarda Municipal frisou ainda que há denúncias de que o estabelecimento coloca funk para tocar em um volume acima do permitido. O dono da petiscaria, Matheus Araújo se defendeu dizendo a música que toca “funk da antiga”. “Procuro fazer do espaço um ambiente familiar”, resumiu. Em uma pizzaria e choperia foram espalhadas dez mesas com cadeiras na calçada. Outras 15 cadeiras estavam encostadas em um poste. O proprietário recebeu o Termo de Visita explicando as irregularidades.

Veja também

Roda de conversa fecha o Abril Azul e debate a conscientização sobre o autismo

A Secretaria de Saúde e a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Belford Roxo, realizaram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news