Home / Sem categoria / Estado e Prefeitura de Belford Roxo implementam projetos Geração Futuro e Geração Prateada

O secretário executivo de Estado de Trabalho, Fábio Paravidino, visitou Belford Roxo na última terça-feira (01-12).  Ele anunciou que o município receberá os projetos Geração Futuro (para jovens de 14 a 29 anos) e Geração Prateada (destinado a quem tem de 60 anos em diante). Paravidino aproveitou a oportunidade e conheceu as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Trabalho.

Fábio Paravidino enfatizou que o projeto Geração Futuro tem como objetivo qualificar os jovens para que estejam preparados na hora de disputarem uma vaga no mercado de trabalho. A Secretaria fará parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e com Senai e Sesi. Segundo Fábio, o Ministério Público do Trabalho e a Secretaria firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). “As empresas que, por ventura, tenham dívidas com a Justiça do Trabalho revertem essa pendência em vagas de emprego”, concluiu Paravidino.

O projeto Geração Prateada terá como função básica qualificar – ou requalificar – as pessoas com mais de 60 anos que buscam uma reinserção no mercado de trabalho na mesma profissão ou em outra atividade. Assim como o Geração Futuro, as vagas deste projeto, de acordo com a disponibilidade, também serão destinadas aos moradores de Belford Roxo que participarem dos cursos.

Parceria para cursos

Um dos parceiros das Secretarias estadual e municipal de Trabalho é o Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano que cederá 10 notebooks para a implementação dos cursos de telemarketing informatizado, auxiliar administrativo, recepção e atendimento, secretária, auxiliar de departamento pessoal. “Essa parceria com a Secretaria de Trabalho de Belford Roxo propiciou ao Inadh trazer essa gama de cursos de qualificação, cujas inscrições e aulas começarão em breve”, resumiu o diretor-presidente do Inadh, Diego dos Anjos.

“Essa interação entre poder público e iniciativa privada é fundamental para que possamos tocar os projetos. Estamos alinhavando os detalhes finais dos cursos, que terão em média três meses de duração. O apoio da Secretaria de Estado de Trabalho é fundamental para ampliarmos essa base de qualificação e requalificação”, finalizou o secretário municipal de Trabalho, Adriano Nascimento, destacando que já mobilizou a equipe para elaborar cursos para mulheres que são mães solteiras.