Home / Sem categoria / Secretarias de Belford Roxo unem forças para inclusão de jovens no mercado de trabalho

A Secretaria de Trabalho de Belford Roxo e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania se uniram para realizar o curso Inserção no mercado de trabalho, com jovens e adolescentes inseridos nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em condições de vulnerabilidade social. A aula inaugural foi realizada no espaço da Secretaria de Trabalho / Sistema Nacional de Emprego (Sine), onde se desenvolverá o curso.

O curso acontecerá em quatro encontros, sendo um por semana, das 13h às 16h40. O projeto foi idealizado pensando nos usuários das unidades dos Creas dos bairros Centro, Santa Amélia e Parque Amorim. A turma conta com cerca de 20 alunos, na faixa etária de 15 a 21 anos. O objetivo é fornecer aos jovens os conhecimentos necessários para poderem ingressar no mercado de trabalho.

Irão ministrar o curso a pedagoga da Secretaria Municipal de Trabalho /Sine Cláudia Hosana, responsável pela qualificação social e profissional. Na parte dos direitos da Criança e a adolescente terá o auxílio da bacharel em Direito a guarda municipal Irislete do Rosário. “Muitos perdem oportunidades porque não sabem fazer um currículo, não sabem se portar e não conseguem se desenvolver em uma entrevista de emprego. Nossa função aqui é explicar e trabalhar não só o lado de capacidade profissional, mas também emocional, atuando na autoestima de cada um”, afirmou Cláudia Hosana “Vou tratar com eles a parte da legislação, comportamento diante a sociedade e o valor do adolescente. Também iremos focar no empoderamento que eles devem adquirir”, completou a agente Irislete, que também atua no Conselho Municipal do Direito da Mulher.

Os secretários Adriano do Nascimento (Trabalho) e Brenda Carneiro (Assistência Social e Cidadania) receberam os alunos para a aula inaugural e apresentaram a proposta aos jovens. “Essa parceria é fundamental. Atuamos nos equipamentos a fim de capacitar a todos até atingirem o objetivo final, que é estarem no mercado de trabalho”, explicou Brenda. “Pensamos sempre da seguinte maneira: tudo o que queremos para nossos filhos é o que queremos dar à população. A qualificação é o caminho para o a libertação do ser humano”, acrescentou Adriano do Nascimento.