Home / Sem categoria / Deputada e secretários visitam Centro Avançado de Acolhimento Multidisciplinar Pós-Alta Hospitalar

Deputada e secretários visitam Centro Avançado de Acolhimento Multidisciplinar Pós-Alta Hospitalar

O secretário municipal de Saúde, Christian Vieira, a secretária de Assistência Social, Cidadania e Mulher, Brenda Carneiro, e a deputada federal Daniela do Waguinho, visitaram, na quinta-feira 06/05), o Centro Avançado de Acolhimento Multidisciplinar Pós-Alta Hospitalar, que funciona no bairro Xavantes. A unidade é uma parceria da Prefeitura com o Sistema Integrado Público-Privado de Saúde (SIPPS) e será a primeira no Brasil a ter o primeiro centro pediátrico pós-covid.

Um dos objetivos do Centro Avançado de Acolhimento Multidisciplinar Pós-Alta é melhorar a qualidade de pacientes pós-Covid-19, contribuindo com o seu retorno às atividades rotineiras, mediante atendimento multiprofissional especializado. A previsão é atender 180 pacientes. O tempo de recuperação dura, em média, 10 dias.

O Centro terá um núcleo de atendimento psicológico e de assistência social; sala de fisioterapia; núcleo avançado da Clínica da Mulher; consultório de nutrição; sala de enfermagem; e espaço multidisciplinar com pedagogo. O local dispõe ainda de um espaço multidisciplinar com brinquedoteca para as crianças que acompanharem as mães nas consultas e tratamentos.

Trabalho preventivo

A deputada federal Daniela do Waguinho acentuou que a Covid – 19 é uma doença que mata e deixa sequelas. A parlamentar acentuou que a parceria da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Mulher; e Secretaria de Saúde com o SIPPS é fundamental para os pacientes. “Esse trabalho de acolhimento é inovador e mostra que o governo municipal trabalha de forma intersetorial. A Prefeitura faz um trabalho preventivo contra a Covid-19. Em Brasília, busco sempre recursos para que essas ações continuem”, concluiu a deputada. “A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Mulher terá duas assistentes sociais para atender às famílias que ainda não foram referenciadas e encaminhá-las aos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) ou Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). O Centro Avançado é importante, pois é um espaço para que o paciente seja acompanhado e os profissionais percebam a evolução”, arrematou a secretária de Assistência Social, Cidadania e Mulher, Brenda Carneiro.

Satisfeito com os resultados colhidos pelo trabalho de combate à Covid-9 em Belford Roxo, o secretário municipal de Saúde, Christian Vieira, lembrou que a revista Exame publicou recentemente uma pesquisa em que Belford Roxo aparece como primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro – e quarta no Brasil – como a cidade que mais salvou vidas no período de pandemia. “Conseguimos bons resultados por causa do trabalho e dedicação de todos. Agradeço aqui o empenho dos funcionários da Saúde, que trabalham de domingo para que tudo transcorra da melhor maneira possível. Agora estamos na fase de vacinação contra a Covid-19 e a situação está bem controlada. Este Centro Avançado nos ajudará muito na recuperação dos pacientes que enfrentam as sequelas da doença”, concluiu Christian Vieira, destacando o empenho do prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, da deputada federal Daniela do Waguinho e do deputado estadual Marcio Canella no combate à Covi-19. Os secretários Reginaldo Gomes (Habitação e Urbanismo) e Rodrigo Gomes (Esporte e Lazer) também acompanharam a visita.

Estrutura do Centro Avançado 

O Centro contará com uma equipe de profissionais composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. “Oferecemos um serviço completo para reduzir o tempo de permanência no hospital dos pacientes críticos e crônicos na fase da Covid-19”, resumiu o presidente do Sistema Integrado Público-Privado de Saúde (SIPPS), que administra o Hospital Fluminense, Leandro Santoro. 

Os pacientes receberão orientações e auxílio dos profissionais visando a recuperação do condicionamento respiratório e o fortalecimento muscular. “A equipe multidisciplinar acompanhará o paciente com debates diários para o estabelecimento de metas. Caso seja necessário, mesmo após a alta hospitalar, o acompanhamento continua ambulatorialmente com fisioterapia e outras especialidades”, finalizou a gerente de qualidade e fisioterapia, Luana da Silva Santo, destacando que os serviços são voltados para os pacientes que ficarem internados nos hospitais da rede municipal de Saúde para tratamento da Covid-19 e para os que forem encaminhados pelo Complexo Regulador da Secretaria.

Veja também

Roda de conversa fecha o Abril Azul e debate a conscientização sobre o autismo

A Secretaria de Saúde e a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Belford Roxo, realizaram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 13 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news