Home / Sem categoria / Dia D em Belford Roxo terá 10 postos de vacinação antirrábica no sábado

Dia D em Belford Roxo terá 10 postos de vacinação antirrábica no sábado

Dando continuidade a capacitação para a campanha de vacinação antirrábica animal, o Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo certificou mais 50 agentes de combates às endemias (ACEs) na manhã desta quarta-feira (22-09), no auditório da Vigilância Sanitária, em Heliópolis. Ao todo, 90 ACEs já estão aptos para atuar no Dia D de combate à raiva, que acontecerá no próximo sábado (25-09), das 9h às 15h, em 10 pontos de vacinação: Heliópolis, Centro, bairro das Graças, Prata, Areia Branca, Andrade Araújo, Piam, Nova Piam, Santa Maria e Barro Vermelho. 

A capacitação foi ministrada pelas médicas veterinárias Taty Machado e Fabíola D’Ambrósio, que também estarão presentes no Dia D. De acordo com a Taty, muitas dúvidas surgiram dos alunos, tantos novos quantos os mais antigos no setor. “Antes de fazer a simulação da vacinação de um cachorro, nós conversamos sobre o que é a raiva, como se transmite e desenvolve, como os pontos de vacinação estarão preparados, a importância da imunização, entre muitos outros temas”, explicou Taty, que está no município desde 2004. 

Previsão de 10 mil animais vacinados 

                De acordo com o subsecretário de Saúde, Brayan Lima, a previsão é de que cerca de 10 mil cães e gatos sejam vacinados. “Sete agentes estarão em cada ponto de vacinação aplicando as doses. Com nossas ações semanais já conseguimos imunizar 25.471 animais, sendo 19.639 cães e 5.832 gatos”, informou Brayan. “Essa capacitação foi específica para o Dia D. Os demais ACEs serão capacitados, posteriormente, para ajudar no restante da campanha”, resumiu Alexandre Araújo, que é coordenador da campanha de vacinação antirrábica, junto com o Fábio Ladeira.  

                Trabalhando no setor de endemias há 30 anos, Luiz Cláudio, 52, explicou que é a segunda capacitação sobre o assunto que participa. “Antigamente, era comum ser escalado para a vacinação e nos passarem uma pequena revisão meia hora antes de começar a imunização. Agora a gestão nos dá condição para aprendermos de fato com uma capacitação técnica e mais segurança”, resumiu Luiz.

Veja também

Roda de conversa fecha o Abril Azul e debate a conscientização sobre o autismo

A Secretaria de Saúde e a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Belford Roxo, realizaram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 8 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news