Home / Sem categoria / Prefeitura socorre moradora de Belford Roxo que acumulava lixo dentro de casa e no quintal

Prefeitura socorre moradora de Belford Roxo que acumulava lixo dentro de casa e no quintal

A Secretaria de Vigilância em Saúde Sanitária de Belford Roxo realizou ação conjunta para solucionar uma questão grave de saúde pública. Uma idosa com problemas psicossociais e coletora de resíduos foi socorrida no bairro São Bernardo. Na casa e no quintal os agentes encontraram papelões, caixas, garrafas de vidro e plástico, latas, baldes e diversos itens retirados da lixeira.  A Prefeitura começou a limpeza do local. O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas II), localizado em Santa Amélia, está acompanhando o caso.

A ação intersetorial contou também com a participação da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Secretaria de Conservação, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Fiscalização Sanitária e Vigilância Ambiental.

As consequências das transformações no comportamento humano podem causar transtornos difíceis de serem identificados por familiares. Os chamados acumuladores são pessoas que pegam objetos descartados em locais aleatórios e os guardam na própria residência. Em alguns casos, a colaboração de moradores é fundamental para ajudar na identificação desses casos e encaminhamento para os centros que cuidam da saúde mental.

Situação insalubre

 “Conversamos com o irmão da senhora, aí a gente viu que o problema era bem maior, como o caso da vulnerabilidade social. Para acessar os serviços que a assistência social propõe é necessário fazer a limpeza do local”, explica a advogada Fernanda Ferreira, 37 anos, do CRAS de Santa Amélia, ao se referir a ocorrência que acompanha há um ano.

Para professora Maria Elza, 59 anos, ter atenção ao próximo é fundamental. “Informei sobre a necessidade de ajudar essa pessoa, pois nós sabemos que ela é coletora e está vivendo em uma situação insalubre. A nossa intenção é ajudá-la, conservar a saúde dela e a de todos nós”, resumiu.

Veja também

Roda de conversa fecha o Abril Azul e debate a conscientização sobre o autismo

A Secretaria de Saúde e a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Belford Roxo, realizaram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + doze =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news