Home / Sem categoria / Projeto Conhecendo Bel leva moradores a locais culturais e históricos do município

Projeto Conhecendo Bel leva moradores a locais culturais e históricos do município

Não tem como amar aquilo que não se conhece. Nesta semana, o projeto “Conhecendo Bel”, levou cerca de 80 moradores dos condomínios Vicenza no Roseiral, Pegasus e Toscana em Santa Teresa para conhecer a história de Belford Roxo. As famílias presentes são beneficiárias do Programa Minha Casa, Minha Vida e participaram do projeto Transforma Bel. Entre os pontos de parada estiveram a Bica da Mulata, Estação Cidadania, Vila Olímpica e Casa de Cultura. Neste último local, o cantor Seu Mathias fez um show para o público.

A dona de casa Marilda Braga, 56 anos, mora há 16 anos no município e não esconde a curiosidade. “Gostei de saber que tem área de turismo e espero que tenha mais passeios como esse. As pessoas acham que a nossa cidade é violenta, mas tem muitos pontos turísticos para conhecer”, declara a moradora do condomínio Vicenza, no bairro Roseiral. Pela primeira vez, a jovem Lara Mangueira, 21, participou do passeio. “Quero conhecer a Fazenda do Brejo, pois é um dos pontos históricos da cidade”, expõe Lara.

Marcia Sousa, nasceu e cresceu na região mas não conhecia todos os pontos turísticos da região. “Fiz um curso de música na Casa de Cultura e participei de muitas lambaeróbicas na Vila Olímpica, gostei muito. Hoje, nesse passeio, minha filha está amando. Eu nunca fui à Câmara Municipal e está sendo bacana conhecer o lugar que eu moro desde criança”, comenta Márcia. 

Conhecimento do próprio município

O secretário municipal de Cultura, Bruno Nunes, destacou que é importante que os moradores de Belford Roxo se apropriem de conhecimento do próprio município. “Algumas áreas eram regiões de senzalas, escravos e índios. É fundamental também saber a história do nosso prefeito (Waguinho), que foi faxineiro na Câmara dos Vereadores, além de levar sonhos e esperança”, explica o secretário.

Já o subsecretário de Turismo, Alan Lessa, a ideia é valorizar os pontos históricos e culturais do município. “Muitas vezes não conhecemos os locais. Então, a ideia é propor a visitação para todos os moradores da cidade para que possam conhecer a riqueza que temos, como por exemplo, os pontos culturais. Além disso, vamos agregar valores e fazer com que toda classe tenha acesso a esse tipo de cultura, que tem grande riqueza histórica. O projeto é pioneiro e está aberto a todos os segmentos da sociedade”, conclui Alan.

Veja também

Roda de conversa fecha o Abril Azul e debate a conscientização sobre o autismo

A Secretaria de Saúde e a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Belford Roxo, realizaram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + dezenove =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news