Home / Sem categoria / Secretaria de Saúde leva campanha de vacinação antirrábica ao bairro Jardim Almo

A Prefeitura de Belford Roxo está intensificando a campanha antirrábica no município. Nesta quarta-feira (17-11), das 9h às 15h, o bairro escolhido para a vacinação é Jardim Almo. A equipe do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses da Secretaria já visitou várias localidades. A meta é fechar 2021 com mais de 50 mil animais vacinados.

A campanha de vacinação antirrábica já passou por diversos bairros, destacando-se: São Vicente, Heliópolis, Parque Esperança, Santa Tereza, São Leopoldo, Parque Suécia e Nova Aurora, entre outros.

Em setembro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou hoje (15-09), em Heliópolis, uma capacitação para 80 agentes de combate às endemias (ACEs) para a campanha de vacinação antirrábica.

Causas da raiva

Durante o encontro, a raiva foi discutida como um dos principais tópicos, objetivando a compreensão de como se contrai a doença, desenvolve e se transmite, a importância da imunização para a saúde dos pets assim como para a humana e o método técnico de vacinação subcutânea.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de quase 100%.