Home / Sem categoria / Belford Roxo debate prevenção a gravidez na adolescência com jovens da Guarda Mirim

Belford Roxo debate prevenção a gravidez na adolescência com jovens da Guarda Mirim

A ações em alusão à Semana Nacional de Prevenção a Gravidez na Adolescência continuam em Belford Roxo. Na última semana, a Guarda Mirim Municipal realizou uma roda de conversa com o objetivo de promover a conscientização do tema com os jovens da rede pública de ensino que participam da Guarda Mirim. Além de palestras, o grupo participou de dinâmicas e pôde tirar dúvidas.  Só em 2019 foram 50 adolescentes grávidas em Belford Roxo de 10 a 14 anos.

O encontro aconteceu no Polo Cederj, em São Bernardo, e contou com a participação da primeira dama e deputada Daniela do Waguinho, da diretora da unidade, Deiseli Costa Coutinho, dos advogados Manoel Max da Costa e Irislete do Nascimento Rosário, da enfermeira Tatiane Firmino de Azevedo e do psicólogo Paulo Patrocínio.

O evento foi dirigido pelos coordenadores do Projeto da Guarda Mirim, Thiago Magalhães da Silva, e Egídio Soares de Brito. “É muito importante explicar aos jovens as consequências de uma gravidez não esperada, pois implica no seu desenvolvimento social e profissional”, resumiu Thiago. “Esse é um tema muito complexo e delicado e temos buscando soluções e parcerias, pois aqui deparamos com casos de violência sexual ao adolescente. Mas em parcerias com a Saúde e Assistência Social buscamos esse entendimento mais aprofundado, já que não adianta passar informação sem o devido cuidado”, completou Egídio.

Conscientização e orientação

Para a primeira dama e deputada federal Daniela do Waguinho, que votou a favor da Semana Nacional de Prevenção a Gravidez na Adolescência, a campanha precisa ser permanente. “É necessário falar de sexualidade com nossos jovens e levar conscientização e orientação, não só sobre a gravidez mas como também as doenças sexualmente transmissíveis. O diálogo é a base de tudo e a escola também precisa fazer esse canal, assim como as próprias famílias. Estarei sempre apoiando causas que envolvam principalmente crianças e adolescentes. Precisamos fortalecer essas políticas públicas”, explicou a deputada.

Os responsáveis também foram convidados para o bate-papo. Presente em toda a palestra, Deise Torres, 34 anos, do lar, aprovou. “Em casa já converso sobre o assunto, pois meu filho é bem pra frente. Mas muitos têm vergonha de se abrir e não contam nada para a família. Dessa maneira, podem buscar orientação na escola e na guarda. Foi perfeito”, disse Deise ao lado do filho David Torres, 12. “Achei bem legal a conversa e gostei das dinâmicas. Essas palavras servem para muitos e seguirem a ideia de que não é legal engravidar na adolescência. Se para os adultos já é difícil, imagina para os adolescentes que ainda estão construindo suas vidas”, completou o menino.

Veja também

Roda de conversa fecha o Abril Azul e debate a conscientização sobre o autismo

A Secretaria de Saúde e a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Belford Roxo, realizaram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 4 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news