Home / Sem categoria / Saúde e Educação fazem palestra sobre endometriose

Saúde e Educação fazem palestra sobre endometriose

Os profissionais das Secretarias de Saúde e Educação de Belford Roxo se reuniram nesta terça-feira (26-04) no auditório do Hospital Fluminense, em Areia Branca para uma palestra de apresentação sobre a endometriose. Em parceria com o Programa Saúde nas Escolas (PSE), o intuito é de passar e alinhar informações sobre a doença para que encontros sejam realizados com os alunos da rede municipal de ensino. Atualmente, são 5.700 mulheres diagnosticadas com endometriose no município. A Clínica da Mulher possui uma equipe multidisciplinar para o tratamento e acompanhamento da paciente.  

Para a palestra, a assessora executiva da mulher da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Mulher, Nídia Meirelles, que também é fundadora do projeto “A vida como ela é com endometriose”, que existe há 11 anos, explicou sobre a endometriose para que todos conhecessem de fato a doença. “E com esse trabalho atraímos ainda mais portadora e pessoas com sintomas e sabem que não é normal que precisam de tratamento. O governo tem feito a diferença na vida dessas mulheres que muitas vezes são esquecidas e taxadas de frescas. Em todo o tempo do meu projeto eu sempre quis chegar nas adolescentes. Essas palestras que fazemos conseguimos atingir meninas de 15 anos. Mas queremos ir a fundo para identificar uma endometriose ou adenomiose no início e proporcionar uma qualidade melhor de vida”, explicou Nídia.

O diretor das Policlínicas e Especializadas, Admilson Figueiredo, ficou impactado com o número de mulheres com endometriose na cidade. “Todos que participaram da palestra serão multiplicadores. Eu tenho muitas mulheres na minha vida e me preocupo com a saúde delas e também me sinto mais responsável ainda em abraçar e levar para as unidades essa discussão e acolher essa mulher para tratamento”, resumiu Admilson ao lado da responsável pelo PSE, a enfermeira Lucilene Almeida de Souza Portas.

Gravidez na adolescência

A chefe da Divisão do Ensino Fundamental dos Anos Finais, Simone Ramos, tem o público adolescente com faixa etária de 11 a 16 anos. De acordo com ela, as palestras de endometriose serão um desdobramento do projeto de prevenção da gravidez na adolescência. “Além dos alunos, queremos também envolver nossos profissionais e até mesmo os responsáveis dos alunos. Já são 5.700 mulheres diagnosticadas, e as que ainda não foram? Por isso precisamos desse movimento nas escolas para levar informação”, explicou Simone.

A secretária especial de Assistência Social, Cristiane Guedes, marcou presença no evento e informou que o mesmo trabalho já foi realizado nos Centro de Referência da Assistência Social (Cras). “Muitas mulheres que não conheciam a doença descobriram que tem endometriose através da palestra. Por isso é necessário levar essa conscientização para as escolas e unidades de saúde, onde serão transmitidas para as famílias e a conscientização se multiplicar”, concluiu.

Veja também

Roda de conversa fecha o Abril Azul e debate a conscientização sobre o autismo

A Secretaria de Saúde e a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Belford Roxo, realizaram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news