Home / Sem categoria / Belford Roxo realiza Conferência de Saúde Mental e escolhe oito delegados

Belford Roxo realiza Conferência de Saúde Mental e escolhe oito delegados

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e mais 11 municípios da Região Metropolitana I, realizou, nesta sexta-feira (29-04), na Uniabeu a V Conferência Regional de Saúde Mental Metropolitana, que levou o nome da ex-integrante do Conselho de Saúde de Magé, Sônia Nascimento da Silva, que faleceu recentemente. Um dos objetivos foi debater soluções para a área, além de eleger oito delegados de Belford Roxo para a Conferência Estadual de Saúde.

O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe destacou que a Covid – 19 causou danos em muitas pessoas, inclusive na parte mental. “Pensar a saúde mental no contexto atual é um desafio. O trabalho é enorme. Espero que esse encontro elabore propostas robustas para serem levadas à Conferência Estadual”, resumiu Chieppe.

 A rede de saúde mental do município conta atualmente um Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (Capsi), um Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), Um Centro de Atendimento Psicossocial (Adulto – Caps 2) e três residências terapêuticas. “Com esta rede conseguimos suprir as necessidades e oferecer um serviço de qualidade a quem necessita”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Christian Vieira.

Rede estruturada

Segundo a secretária municipal executiva de Políticas de Saúde Mental, Cláudia Polycarpo, a previsão é que o município inaugure ainda este ano um Capsi no bairro Lote XV e o Caps 3 (que funcionará no sistema de 24 e atenderá adultos e crianças). “Temos cerca de 120 funcionários atuando na rede de saúde mental. Todas as equipes estão completas. O trabalho é realizado com muito amor e profissionalismo. A participação das famílias neste processo também é muito importante”, finalizou Cláudia Polycarpo.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o Capsi realiza, em média, 1.800 atendimentos por mês, enquanto o Caps 2 chega a 500 e o Caps AD a 400. As três residências terapêuticas (duas em Areia Branca e uma em São Bernardo) atendem a 26 pessoas.

Participaram ainda da Conferência o presidente do Conselho Municipal de Saúde, David Calado, a deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Marta Rocha; o presidente da Associação de Médicos de Nilópolis, Getúlio Sessim; e o coordenador da Metropolitana I, Miguel Gomes, e representantes da sociedade civil organizada.

Veja também

Roda de conversa fecha o Abril Azul e debate a conscientização sobre o autismo

A Secretaria de Saúde e a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Belford Roxo, realizaram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 8 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news