Home / Sem categoria / Teste do pezinho pode ser feito em seis unidades de saúde em Belford Roxo

Teste do pezinho pode ser feito em seis unidades de saúde em Belford Roxo

Para comemorar o Dia Nacional do Teste do Pezinho (6 de junho) em Belford Roxo, a Policlínica Neuza Goulart Brizola, Centro, realizou nesta quarta-feira (01-06) palestras sobre a importância do exame nos primeiros dias de vida do bebê para detectar e diagnosticar doenças. A unidade faz o teste todas as quartas e quintas-feiras, das 8h às 11h. Além dela, também tem sala de teste do pezinho nas Policlínicas Parque Amorim, Nova Aurora, Heliópolis, Santa Maria e Parque São José.

Com o exame é possível detectar cerca de 50 doenças e é importante que a coleta do sangue seja efetuada entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. De janeiro a abril, Belford Roxo realizou 1.242 coletas para o exame, sendo 468 somente na Policlínica Neuza Brizola. A técnica de enfermagem e responsável pela sala do teste do pezinho na unidade, Rosenete Freitas, explicou que o exame é quase indolor. “Ele ajuda a diagnosticar através de um furinho doenças graves que podem levar à morte do bebê. E quando há alteração no teste temos a reconvocação para repetir o exame. Se persistir a alteração, o recém-nascido tem todo o suporte”, informou Rosenete.

Importância do exame

Os pais Lucilene da Silva Sobral, 38 anos e Ronaldo Chapeta, 53, levaram a pequena Stela Sobral, de apenas seis dias de vida para fazer o teste. Eles entendem a importância do exame e da divulgação de informação para aqueles que ainda não levaram seu bebê para fazer. “Mesmo que doa o coração ver nosso neném chorar sabemos que é necessário porque nos ajuda a evitar problemas futuros quanto a doenças. E é sempre bom prevenir. A unidade tem uma sala separada e reservada ao lado da vacinação que fica mais tranquilo para o bebê. E com a palestra a Prefeitura leva mais informações”, destacou Ronaldo.

A mãe de Bernardo Correa dos Santos, de três meses, Roberta Santos, 36, foi à unidade há alguns meses para o pequeno fazer o teste e para a sua surpresa teve que retornar para refazer, pois tinha dado alteração no exame. “Através da busca ativa, a unidade entrou em contato comigo e voltei para fazer o teste novamente, que graças a Deus deu tudo certo. Toda a equipe teve um cuidado e atenção comigo que se realmente tivesse algo de errado com o exame poderia estar precisando de tratamento específico agora. Apesar do bebê chorar é só uma espetadinha de grande importância que detecta doença desde cedo”, garantiu Roberta.

Veja também

Belford Roxo realiza festa de encerramento do Abril Azul

A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news