Home / Sem categoria / Alunos da EJA participam de oficinas de orientação vocacional

Alunos da EJA participam de oficinas de orientação vocacional

A Secretaria de Educação de Belford Roxo realizou a segunda edição das Oficinas de Orientação Vocacional EJA, que é uma ação voltada para as turmas de 9º ano, com o objetivo de motivar os estudantes nessa fase final do Ensino Fundamental e possibilitar que os alunos externem suas perspectivas futuras em relação a sua vida profissional. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) conta com cerca de três mil alunos em Belford Roxo.

As atividades foram realizadas com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 21 escolas municipais que oferecem essa modalidade de ensino. A Secretaria disponibilizou transporte para os estudantes. As oficinas foram realizadas por subprefeituras nas escolas municipais Nossa Senhora de Fátima, Professor Paris e Heliópolis. Esta ação, desenvolvida pelos psicólogos educacionais do Núcleo de Apoio Psicológico na Educação (NAPE), integrou em 2021 o projeto Sementes do Amanhã – Arvore dos Sonhos EJA.  Em um segundo momento, os estudantes participaram de uma atividade prática em grupo e selecionaram imagens representativas das profissões que querem seguir.

Na avaliação do secretário municipal de Educação, Denis Macedo, a EJA é uma boa oportunidade para quem parou de estudar e quer recuperar o tempo. “Percebemos a dedicação dos profissionais e dos alunos. Juntos eles conseguem notar que há um mundo lá fora com muitas chances se abrindo e o estudo é fundamental”, frisou.

Devido ao grande sucesso, a Divisão de Educação de Jovens e Adultos ampliou a ação, realizando duas edições em 2022, a fim de alcançar as turmas de 9º ano do 1º e 2º semestres. “E é maravilhoso saber que a EJA ainda sonha!  Eles querem ir além…engana-se quem pensa que eles só querem o certificado…Professora, professor, seus alunos da EJA ainda sonham? Você é um regador de sonhos dos seus estudantes?”, destacou a chefe de Divisão de Educação de Jovens e Adultos, Thatiana Barbosa, ao lado da secretária especial de Assuntos Pedagógicos, Rosângela Garcia.