Home / Sem categoria / Profissionais da Saúde levam orientações sobre hepatites virais à população

Profissionais da Saúde levam orientações sobre hepatites virais à população

Para conscientizar a população de Belford Roxo, a Secretaria Executiva de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (28-07), um encontro sobre o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais no Centro de Atendimento e Controle Epidemiológico (Cace). Em forma de bate-papo, os profissionais passaram informações e orientações sobre sintomas, diagnóstico e tratamento. Belford Roxo conta com 10 centros de testagem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h: Clínica da Mulher; Policlínicas Neuza Brizola, Santa Maria, Nova Aurora, Itaipu, Heliópolis, Parque São José; Cace, UPA Bom Pastor e USF Dona Isaura.

O chefe de Epidemiologia Hospitalar, Ricardo Lopes, explicou que por orientação do superintendente de Vigilância em Saúde, Rafael Felisberto, e do coordenador do programa IST/HIV Aids e Hepatites Virais, Luciano Bezerra, durante toda a semana foram feitas atividades em relação ao tema com testagem em vários pontos. Ele ainda explicou que a doença é silenciosa e assintomática, mas que o Cace tem uma equipe multidisciplinar e qualificada que faz o acompanhamento. “As testagens começaram a ser oferecidas nos bancos de sangue a partir dos anos 90, então antes disso algumas pessoas podem ter sido contaminadas sem saber e hoje estão na terceira idade e desenvolve hepatite. Aqui na cidade fazemos os exames para detectar e todo o tratamento”, garantiu Ricardo.

Também durante o encontro, a técnica em epidemiologia da equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/BR), Valéria dos Santos informou que está sendo feito um estudo dos últimos anos com os casos confirmados em hepatites virais. “E em breve teremos uma noção para manter o controle e saber o porquê de estar avançando ou regredindo”, resumiu. Já a diretora da unidade, Helena Maria Cruz, aproveitou para destacar que o atendimento para a especialidade é realizado toda a sexta-feira, a partir das 8h. A pessoa pode marcar durante a semana a consulta e precisa ter em mãos encaminhamento ou algum exame positivado da hepatite.

Veja também

Roda de conversa fecha o Abril Azul e debate a conscientização sobre o autismo

A Secretaria de Saúde e a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Belford Roxo, realizaram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 18 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news