Home / Sem categoria / Secretaria faz ação e mobilização sobre o Agosto Lilás

Secretaria faz ação e mobilização sobre o Agosto Lilás

Abrindo o mês de mobilização sobre o Agosto Lilás, a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Mulher de Belford Roxo (Semascm), realizou hoje (05-08) o Cidadania em Ação em alusão a conscientização pelo Fim da Violência contra a Mulher. A edição contou com serviços de assistência social, orientações, saúde, beleza e muitos outros em Santa Amélia, próximo ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceambel), equipamento que atende mulheres vítimas de violência. A próxima acontecerá no dia 10/08, no Condomínio Vicenza, situado na Estrada Mário Santana, 818, Vale das Mangueiras.

Os serviços oferecidos foram: vacina contra a covid-19; testes rápidos da covid-19; vale social; serviços jurídicos; CPF; certidão de antecedentes criminais estadual e federal; declaração de isenção do IR; quitação eleitoral; agendamento Riocard sênior; ouvidoria; exame de vista; Cadastro Único; Auxílio Brasil; isenções de identidade, certidão de nascimento, casamento e militar; certidão de óbito; retificação de certidões; casamento civil; cartão do SUS; vaga legal; e passe interestadual e muitos outros.

A secretária de Assistência Social, Cidadania e Mulher, Brenda Carneiro, destacou que a ação é específica para o Agosto Lilás reunindo vários órgãos da cidade, inclusive o Ceambel que atende mulheres vítimas de violência. “Estamos amparando e levando os serviços do município para as mulheres serem assistidas e encaminhadas se necessário. Temos um planejamento para todo o mês e não vamos parar por aí. A conscientização existe e vai se estender aos demais meses. Estamos juntas nessa luta, unindo forças para dar um basta nessa violência”, afirmou Brenda.

Durante a ação, o presidente institucional do Grupo Hospitalar Fluminense, Leandro Santoro, explicou que o Hospital Fluminense tem a sala lilás voltada para escutar e acolher as mulheres vítimas de violência e sua família. “Além desta, estamos com mais três espaços no Xavantes, Shangrilá e Nova Aurora, unindo a Clínica da Mulher e a Semascm conosco para atender com qualidade essas mulheres que muitas vezes sofrem um preconceito social e tem medo dos parceiros”, informou.

Primeiro atendimento

Assim como Santoro, a secretária especial da Saúde à Mulher, Priscila Musser, destacou a parceria com a Semascm e esse específico pela saúde da mulher. “Sabemos que a ação social abrange vários serviços, mas ter o ônibus do Estação Mulher com atendimento específico é essencial. Muitas delas têm afazeres, cuidam da casa, dos filhos e acabam não conseguindo ir até a Clínica da Mulher, por isso estamos indo até elas. Por aqui realizamos o primeiro atendimento e as encaminhamos para exames e outras consultas”, garantiu Priscila.

Moradora do Barro Vermelho, Camila Silva Leão, 33 anos, soube da ação social pelas redes sociais. Ela disse que estava precisando tirar a carteira de trabalho digital e aproveitou para pegar encaminhamento para mamografia e cuidar da beleza fazendo uma bela trança. “Todos esses serviços juntos em um único lugar facilitam muito, podemos tirar os documentos todos juntos e dá para vir a pé. E além disso, tem gente que não tem dinheiro de passagem para ir em vários lugares. Vim com a minha mãe que já estava no balcão de emprego”, disse Camila.

Veja também

Secretaria dos Animais realiza ação educativa em escola

A castração é o melhor caminho para garantir a saúde dos animais. Por meio do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 11 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news