Home / Sem categoria / Casa de Cultura de Belford Roxo recebe lançamento do livro ‘Sarau Afro-Indígena’

Casa de Cultura de Belford Roxo recebe lançamento do livro ‘Sarau Afro-Indígena’

O projeto social literário por trás do livro, foi idealizado pela professora Valéria Assis, que promove encontros e saraus há mais de nove anos com a intenção de inserir os alunos no mundo literário.

Um encontro da ancestralidade com o mundo literário. A Secretaria de Cultura de Belford Roxo recebeu na quinta-feira (10-11) o lançamento do livro “Sarau Afro-Indígena – Primeira Antologia do Projeto Social-Literário Afro-indígena”, na Casa de Cultura, no bairro Nova Piam.

O livro conta com poesias de cento e setenta autores, dentre eles, alunos e professores da rede municipal de ensino da Baixada Fluminense. A obra também possui poesias de escritores convidados do Brasil, Moçambique e Suíça. As poesias foram reunidas pelas escritoras Márcia Ribeiro Joviano, Isabel Cristina, Gonçalves da Silva, Fernanda Lisboa e Ana Paula Cunha.

O projeto social literário por trás do livro, foi idealizado pela professora Valéria Assis, que promove encontros e saraus há mais de nove anos com a intenção de inserir os alunos no mundo literário. “Após a pandemia, voltei a realizar os saraus com força total e reforcei ainda mais a importância da cultura afro-indígena”, ressaltou. “Trazemos a poesia, a culinária e a identidade para os encontros. Quero que todos participantes tenham orgulho da sua ancestralidade”, concluiu Valéria, que aproveitou para lembrar da lei nº 11.645 de 2008 que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.

Estiveram presentes o secretário municipal da Cultura, Bruno Nunes, o secretário municipal de Trabalho e Renda, Sérgio Lins, a secretária especial de Assuntos Pedagógicos, Rosângela Garcia. Além de outras autoridades municipais e religiosas, professores, alunos e músicos.

Caravanas da Cultura

O secretário municipal da Cultura, Bruno Nunes, destacou a importância do projeto. “Precisamos valorizar a formação dos alunos e projetos como esse são um divisor de águas em relação a representatividade”, realçou. “Nosso município tem o menor número de casos de intolerância no Estado. Desde 2017, promovemos Caravanas da Cultura, Batalha de Rimas e várias outras ações. Em 2023, vamos fortalecer e expandir os projetos”, completou o secretário.

Durante a cerimônia, alunos recitaram poesias para o público. Estudante da Escola Municipal Manoel Gomes, Guilherme Victor, 16 anos, contou sobre a experiência. “Achei que o livro ficou incrível, fiquei muito feliz e surpreso com a profundidade dos textos dos meus amigos”, frisou. “Precisamos de mais ações assim que incentivam a leitura e conhecimento nas escolas”, afirmou Guilherme.

Veja também

Roda de conversa fecha o Abril Azul e debate a conscientização sobre o autismo

A Secretaria de Saúde e a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Belford Roxo, realizaram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news