Home / Sem categoria / Belford Roxo sedia reunião de fortalecimento de rede do Ciam Baixada

Belford Roxo sedia reunião de fortalecimento de rede do Ciam Baixada

Unidos pelo enfrentamento à violência contra a mulher. O Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Belford Roxo (Ceambel) sediou na terça-feira (22-11) a última reunião de fortalecimento de rede do ano, promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), através do Centro Integrado de Atendimento à Mulher da Baixada (Ciam Baixada). O encontro ocorreu no Teatro da Cidade e reuniu cerca de 80 pessoas, com a presença de autoridades, representantes de secretarias, coordenadores e colaboradores dos 13 municípios da Baixada Fluminense.

A reunião destacou a importância do alinhamento de todos os setores que compõem a rede de defesa e proteção das mulheres na Baixada, quanto aos serviços e acolhimentos às mulheres. O fortalecimento da rede é o principal momento de discussão para ampliar o combate e enfrentamento a violência contra a mulher.

Nesta terceira edição do ano, o evento recebeu a palestra da coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Flávia Brasil Barbosa do Nascimento, com o tema “A defensoria pública no enfrentamento da violência”. O encontro também celebrou o mês da Consciência Negra com a exposição “O feminismo negro no palco da história”, da autora, professora e antropóloga, Lélia Gonzalez.

A coordenadora do Centro Integrado de Atendimento à Mulher da Baixada (Ciam Baixada), Sônia Lopes, agradeceu a presença de todos os gestores. “A intenção do encontro é discutir esse tema emblemático que conseguiu mobilizar todos os municípios da Baixada Fluminense em prol desse enfrentamento da violência”, ressaltou. “Preciso destacar o trabalho em conjunto de toda a equipe multidisciplinar e os guardiões da vida. Vamos continuar a engajar, levar conhecimento e garantir os direitos da mulher”, finalizou Sônia.

Acesso à informação

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Brenda Carneiro, ficou feliz de poder sediar o encontro no município. “É com muita honra que recebemos o evento, pois sabemos da potência dos nossos equipamentos quando se trata dos serviços prestados às mulheres assistidas. Fornecemos diariamente o acesso à informação e autonomia financeira, através das oficinas nos CRAS e CREAS, além de segurança jurídica”, frisou. “Trouxemos diversas vozes que são referências femininas no Estado do Rio e estamos empenhadas na contribuição de melhorias na política pública para mulher”, explicou Brenda, que destacou o projeto do ônibus itinerante do Estação Mulher que leva atendimentos aos quatro cantos de Belford Roxo.

A coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Belford Roxo (Ceambel), Ana Cristina Souza Luiz, destacou a importância do encontro. “Nesta edição nós abordamos o âmbito da defensoria pública, que é uma das questões mais sensíveis trabalhadas com as nossas assistidas que são vítimas de violência doméstica”, contou. “Essas mulheres recebem acolhimento dos equipamentos e amparo judicial da Lei Maria da Penha, mas às vezes a demora na tratativa faz com que a vítima acabe retornando ao ciclo de violência. Precisamos evitar esse cenário e discutir melhorias a respeito dessas medidas”, concluiu Ana Cristina.

Estiveram presentes na reunião, o presidente do Grupo Hospitalar Fluminense, Leandro Santoro, a tenente-coronel comandante do 39º Batalhão da Polícia, Daniele Neder, a capitã do 15º Batalhão de Polícia, Endgie Óliver, a inspetora da Deam Nova Iguaçu, Ada Ângela, e a juíza titular do Iº Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de São João de Meriti, Renata Medina.