Home / Sem categoria / Prefeitura de Belford Roxo reinaugura Laboratório de Tuberculose

Prefeitura de Belford Roxo reinaugura Laboratório de Tuberculose

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo, através da Secretaria Executiva de Vigilância Epidemiológica, reabriu na quarta-feira (11-01) o Laboratório de Tuberculose, localizado no Centro de Atendimento e Controle Epidemiológico (CACE) Benis Pereira de Freitas, em Santa Maria. Na reinauguração, estiveram presentes autoridades da secretaria, representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O laboratório, que estava inativo há dois anos, foi reestruturado e adequado para receber toda a demanda do município, através da análise do conhecido “exame do escarro”, de baciloscopia, que pesquisa os bacilos álcool-ácidos resistentes (B.A.A.R). Com isso, a equipe composta por três técnicos ambulatoriais vai tornar todo o procedimento e resultado mais prático, entregando resultados em até dois dias. O laboratório também está próximo de implementar o uso de um aparelho de alta performance, que realizará o diagnóstico precoce no Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB), método eficaz com quase 90% de sensibilidade.

O secretário municipal da Saúde, Christian Vieira, reforçou a importância da reabertura do laboratório. “Estamos investindo para garantir o diagnóstico precoce, tratamento, prevenção e controle da tuberculose no município”, pontuou. “Nosso Programa de Tuberculose vai centralizar todas as amostras neste espaço e ampliamos assim a integralidade das ações de combate e tratamento da doença”, completou Christian.

O Laboratório da Tuberculose funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h e a coleta de amostras é de 8h às 12h.