Home / Sem categoria / Meio Ambiente de Belford Roxo realiza plantio de 55 mudas no Vale do Ipê

Meio Ambiente de Belford Roxo realiza plantio de 55 mudas no Vale do Ipê

Plantar uma árvore para colher um novo futuro. A Secretaria de Meio Ambiente de Belford, em parceria com a Secretaria de Cultura e o Instituto Libertas, promoveu uma ação socioambiental na sexta-feira (27-01) que plantou mais de 50 mudas no Vale do Ipê. A ação contou com a ajuda de moradores que participaram do plantio.

Uma variedade de espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas como: ipê amarelo e rosa, goiabeira, cajueiro, pitangueira e cajá-manga. A iniciativa nasceu do projeto “Para Cada Livro Vendido Uma Árvore Plantada” do Instituto Libertas, que recebeu doações de mudas pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae).

Durante o evento, o público também pôde contemplar em uma tenda da Cultura, as obras dos autores presentes no projeto e adquirir um exemplar autografado pelos escritores.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Tuninho Medeiros, esteve presente com toda sua equipe técnica. “Precisamos sempre repor o que é retirado da natureza e reforçar os cuidados com a questão ambiental. Estamos abertos para receber mais projetos assim no município”, comentou. “Essa atitude incentiva a proteção do meio ambiente. Conscientizando, cuidando e zelando pela nossa natureza”, completou Tuninho.

Transformar vidas

O fundador do Instituto Libertas, Sidney Oliveira, destacou a importância do projeto. “Quando tive a ideia do plantio, pensei imediatamente em Belford Roxo. Nossas ações agem em todas as esferas educacionais, culturais e ambientes”, frisou. “O objetivo é transformar vidas através da criatividade, autonomia e a responsabilidade do indivíduo em ser o agente da sua própria história”, acrescentou Sidney, que também citou o sucesso do programa de coleta de resíduos de óleo vegetal. “Já evitamos a contaminação de 5 bilhões de litros de água no Rio de Janeiro. E agora, cada litro coletado também será uma muda plantada. Vamos plantar milhares de árvores em toda Baixada”, concluiu Sidney.

A moradora de Nova Piam, Amanda Souza, 34 anos, comentou sobre a experiência de participar da ação. “Está sendo muito gratificante poder ajudar nessa ação tão especial e marcante”, ressaltou. “Este projeto rico que a prefeitura abraçou nos traz esperança de um futuro melhor, porque sabemos que árvore é vida”, finalizou Amanda.