Home / Sem categoria / Grupo de Ações Coordenadas se reúne para definir protocolos de atendimento

Grupo de Ações Coordenadas se reúne para definir protocolos de atendimento

A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Defesa Civil realizou na terça-feira (28-03), no polo CEDERJ, a reunião do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) com participação das Secretarias Municipais e os órgãos de socorro, como o Corpo de Bombeiros Militar, Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec) socorristas, para definir protocolos de atendimento e ações de respostas a um desastre, ou em situações de anormalidades, dentro do Plano de Contingência.

Segundo o Secretário de Defesa Civil, Alberto Vieira, as reuniões são realizadas de acordo com o Sistema Municipal de Defesa Civil e são de suma importância para que o Belford Roxo esteja preparado para atuar e ajudar a população em casos de desastres. “Cada Secretaria e órgão assume sua matriz de responsabilidade disponibilizando equipes, veículos, técnicos e toda a logística de acordo com a sua área de atuação atendendo à população atingida, seja no resgate até o fornecimento de materiais e mantimentos”, explicou. O secretário ainda lembrou que o Abrigo Municipal para desalojados e desabrigados está sendo construído ao lado da Defesa Civil e que, provisoriamente, atuam na Escola Álvaro Lisboa Braga, em Heliópolis, como ponto de apoio e em mais quatro locais definidos com as Secretarias de Educação e de Assistência Social.

Todas as ações e o Plano de Contingência tem como base o Plano Diretor montado e sancionado pelo prefeito em 2022, com validade de 10 anos. Durante a reunião aconteceram apresentação de ações preventivas e protocolos que serão implementados. Com as crianças, alguns projetos já estão em andamento como: Defesinha (nos Condomínios Minha Casa, Minha Vida), Salvando Vidas (Lei Lucas) e Escola Segura (evacuações em caso de emergência). Também serão realizados simulados com a população, com a participação dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) atuando com a comunidade local para que as pessoas saibam como proceder em situações de fortes chuvas e deslizamentos.