Home / Sem categoria / Lei Paulo Gustavo é tema de nova reunião na Casa de Cultura de Belford Roxo

Lei Paulo Gustavo é tema de nova reunião na Casa de Cultura de Belford Roxo

Juntos pela cultura. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Subsecretaria de Integração Cultural da Baixada Fluminense, promoveu na segunda-feira (19-06) mais uma reunião com o setor cultural sobre a Lei Paulo Gustavo, na Casa de Cultura. A audiência pública faz parte do programa Caravana BXD.

Artistas e agentes culturais estiveram presentes no encontro que divulgou os editais para a distribuição dos recursos da Lei Paulo Gustavo. Belford Roxo foi o primeiro município da Baixada Fluminense a ter aprovado o Plano de Ação para aplicação da lei.

A Caravana BXD – Lei Paulo Gustavo é uma iniciativa desenvolvida pelo Governo do Estado do Rio por meio da Secretaria de Cultura do Estado e a Subsecretaria de Integração Cultural da Baixada Fluminense, com o intuito de promover e difundir as informações referentes à execução da Lei Paulo Gustavo na região da Baixada.

O subsecretário estadual de Integração Cultural da Baixada, Augusto Vargas, destacou que a Lei pretende contemplar toda a diversidade cultural e artística. “Nossa missão é fomentar o desenvolvimento sustentável, dialogar com o setor e tirar dúvidas sobre todo o processo de implementação da Lei Paulo Gustavo”, afirmou. “A manifestação cultural é como a alma das cidades. Seguimos focados na desconcentração de infraestrutura e recursos, para ampliar a qualidade de vida dos moradores da Baixada”, acrescentou Augusto.

Transparência

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Robson Sarmento, a pasta está empenhada em executar o certame de forma transparente. “Estamos à disposição do nosso setor cultural para dar suporte. Esse evento é fundamental para avançar nas etapas até o repasse dos recursos”, frisou. “Nossa equipe técnica está trabalhando para escutar e acolher os agentes culturais de todo o município”, completou Robson.

O secretário municipal de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Matheus, ressaltou os impactos da audiência oitiva. “Fomos o primeiro município da Baixada a conseguir aprovação do Plano de Ação. Isso demonstra nossa dedicação à comunidade artística que ter voz e visibilidade”, pontuou. “Seguiremos fortalecendo a produção cultural, valorizando os talentos locais e promovendo a diversidade através da arte”, concluiu Matheus.

O artista e morador de Heliópolis, Ivan Macedo, 78 anos, esteve presente na audiência pública para participar da construção das ações. “Esse é um momento esclarecedor que clareia as propostas do município e visa atender os artistas locais”, argumentou.  “É muito importante esse apoio da gestão municipal para incentivar a cultura em Belford Roxo. Temos muitos talentos que precisam da ajuda dos recursos federais que virão com a aplicação da Lei Paulo Gustavo”, acrescentou a fundadora da Associação Uns aos Outros e moradora do Jardim Bom Pastor, Aline Pleifer, de 44 anos.