Home / Sem categoria / Expo Meio Ambiente de Belford Roxo recebe mais de mil alunos das redes municipal e estadual

“Falar sobre meio ambiente nas escolas pode mudar o mundo. Quanto mais cedo o trabalho de conscientização começa, é melhor!”. A frase é de Carlos Daniel, 11 anos, que cursa o 7º ano na Escola Municipal Manoel Gomes. Carlos foi um dos estudantes que se apresentou na Expo Meio Ambiente, evento realizado nesta sexta-feira (30-06) pela Prefeitura de Belford Roxo, na antiga Fazenda do Brejo, próximo à Uniabeu.

Cerca de 1.200 alunos de 21 escolas municipais e estaduais de Belford Roxo tiveram noções de meio ambiente de um jeito diferente. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) a Expo Meio Ambiente reuniu temas como: sustentabilidade, turismo ambiental, educação ambiental, prevenção e proteção das matas e florestas, unidades de conservação, agroecologia, culturais e povos indígenas.

Para o secretário de Meio Ambiente, Igo Menezes, vivenciar grandes e diferentes experiências nos stands complementam o aprendizado dos alunos. “O objetivo do evento é de lembrar o mês do meio ambiente em um espaço tão privilegiado dentro da nossa cidade com toda a história envolvida. A escolha do local foi pensada principalmente para os alunos conhecerem a sua história. E a importância dos estudantes estarem aqui é muita, pois é uma aula externa para conhecer a fauna flora e entender um pouco, em campo, o que é o meio ambiente e o porquê de preservar, apresentar e conhecer a história de perto”, explicou Igo ao lado do secretário de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Matheus Carneiro. “Dessa maneira os alunos serão multiplicadores e levarão conhecimento para suas casas e comunidade. Estamos sempre lutando e defendendo o meio ambiente, que é o futuro”, acrescentou Matheus.

Preservação do meio ambiente

Durante o evento foram realizadas várias apresentações, explicações nos stands e trilhas educativas para conhecer a antiga Fazenda do Brejo. O pequeno Arthur Coutinho, 11, que está no 5º ano na Escola Municipal Condessa Infante, disse que ficou bastante ansioso para poder se apresentar. “Falamos sobre a preservação do meio ambiente e o quanto devemos cuidar, pois se não, um dia pode acabar. É importante passar essa mensagem para todos terem essa consciência”, garantiu Arthur. “. “Fiquei muito feliz em poder apresentar o meu trabalho. Eu gosto muito de escrever. O evento foi muito bom, eu fiz até trilha para visitar a antiga Fazenda do Brejo”, complementou Carlos Daniel.

Os amigos Nicolas de Oliveira, 14 e Franciellen dos Santos, 15, que estão no 1º ano do ensino médio do Ciep 116 Vila Maia contaram que estavam bem focados para a apresentação. “Ficamos interessados em contar a história de Belford Roxo e conhecer sobre o lugar que é muito bonito, uma riqueza da natureza. Com certeza vamos levar todo esse aprendizado para a sala na nossa aula de educação ambiental”, disseram.

A Expo Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura de Belford Roxo, através das Secretarias de Meio Ambiente, de Educação, de Saúde, de Defesa Civil, de Segurança Pública, de Defesa dos Animais, de Trabalho, Renda e Economia Solidária com a Uniabeu, APA do Alto Iguaçu, Águas do Rio, CEDAE, Secretaria Estadual de Educação/Metropolitana VII, Jardim Botânico, Fazenda do Brejo, Cine + Brasil, Universidade Veiga de Almeida e Museu Vivo