Home / Sem categoria / Belford Roxo promove XIII Conferência Municipal de Assistência Social

Belford Roxo promove XIII Conferência Municipal de Assistência Social

“A Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” foi o tema da XIII Conferência Municipal de Belford Roxo, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Combate à Fome e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). O evento aconteceu nas dependências da Primeira Igreja Batista de Heliópolis e reuniu cerca de mil pessoas, entre Assistentes Sociais, psicólogos e usuários dos equipamentos de Assistência Social da Secretaria. Durante dois dias, os participantes discutiram e escolheram novas propostas que possam potencializar o desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município. A conclusão dos trabalhos será encaminhada às conferências estadual e nacional, que serão realizadas em agosto e dezembro, respectivamente.

            A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Marcella Gavinho D’Icarahy, palestrou durante a abertura do evento. Assistente social de formação, ela defendeu a criação de uma verba única nacional para o SUAS, como acontece nas áreas da Saúde e Educação. “Sem recurso, não é possível fazer concurso público, melhorar salários e tampouco desenvolver políticas públicas de qualidade e assegurar bons atendimentos nos Cras e Creas. Mas com um percentual nacional garantido, evitaremos cortes no repasse de recursos, como aconteceu no último governo, que fez um corte 95% nos repasses, deixando o SUAS vulnerável ao assistencialismo e às mazelas sociais. Trabalhador qualificado é o trabalhador bem remunerado. Vamos elaborar propostas e cobrá-las”, disse Gavinho.

Amor e Assistência Social

            A secretária municipal de Assistência Social, Cidadania e Combate à Fome, Tati Ervite, destacou que a responsabilidade na prática e no trabalho de assistência social nunca pode ser pouca e deve ser mesclada com amor. “O usuário nos procura porque necessita de acolhimento. Hoje, antes de vir para a conferência, soube de um caso pelo pessoal da Assistência Social que uma mãe disse que os filhos estavam almoçando água com sal. Ela não mentiu. É uma realidade desumana. Uma família totalmente vulnerável, sem documentos, filhos desnutridos e completamente sem o direito de cidadania. Foi preciso muito amor para assistir essa família e garantir seu direito social. O amor e o trabalho de assistência social precisam estar juntos sempre. Agradeço muito o nosso prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, que preza pela dignidade da população”, concluiu a secretária.  

            Os secretários municipais de Gestão e Inovação, Matheus Carneiro e de Segurança Pública, Luciano Arigone, também participaram do evento.  Matheus fez elogios à secretária Ervite. “É uma secretária ativa, dedicada, que sempre está nos Cras, em todos os equipamentos, acompanhando o funcionamento, prestando um trabalho de excelência à população. É como ela disse: o amor tem que estar presente em nossas ações”, afirmou Matheus.  Arigone disse que a Secretaria de Segurança é parceira da Secretaria de Assistência Social. “Estamos com o projeto Viatura Social junto com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher, onde o Corpo Delito não era feito porque elas não tinham dinheiro da passagem e acabavam abandonando o processo. Colocamos uma viatura à disposição para transportá-las, gratuitamente e com segurança. Estamos sempre juntos”, disse.

Eixos da Conferência

            A Conferência Municipal de Assistência Social acontece a cada dois anos. A última, em decorrência a Covid-19, foi realizada online. “Torcemos para que nossas propostas sejam acolhidas nas próximas conferências, estadual e nacional”, resumiu a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sheila Macedo da Cruz Pereira. Cinco eixos foram colocados em discussão para criação e aprovação de propostas: Financiamento, Controle Social, Articulação entre os Segmentos, Serviços, Programas e Projetos e Benefício e Transferência de Renda.

Composição do Conselho

            O CMAS tem a seguinte composição: Presidente – Sheila Macedo da Cruz Pereira (Não Governamental), Vice-Presidente – Rosângela da Silva Barbosa Pedra (Governamental), Primeira Secretária – Maria Isabel Vitorino (Não Governamental) e Segunda Secretária – Juliana Bento Carvalho (Governamental). A Comissão Organizadora da XII Conferência: Daniela Farias da Silva (Governamental), Rosângela da Silva Barbosa Pedra (Governamental), Tamiris Almeida da Silva (Governamental), Enock Alves (Não Governamental) e Alessandra da Silva de Souza (Não Governamental).

Veja também

Roda de conversa fecha o Abril Azul e debate a conscientização sobre o autismo

A Secretaria de Saúde e a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Belford Roxo, realizaram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 12 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news