Home / Sem categoria / Secretaria de Meio Ambiente e alunos da rede municipal colhem verduras da Horta Educacional

Plantando e colhendo o bem. Alunos da escola municipal José Pinto Teixeira, no bairro Recantus, e a equipe da secretaria de Meio Ambiente de Belford Roxo, colocaram nesta quarta-feira (05-07) a mão na terra para colher as verduras da Horta Educacional. A atividade faz parte das ações ambientais que ensinam o cotidiano de como cuidar de uma horta, através dos processos de plantação, regagem e colheita das plantas.

A Horta Educacional é um projeto que acontece em seis escolas da rede municipal e ajuda a levar conhecimento sobre o meio ambiente com práticas de conscientização para o futuro da nova geração. Dentre as verduras da horta é possível encontrar: alface lisa e crespa, couve, tomate, salsa, coentro, chicória, cebolinha, repolho, brócolis, almeirão, jiló e beterraba.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Igo Menezes, afirma que a iniciativa tem a missão de transformar a educação ambiental. “Esse projeto é importante para educar sobre alimentação saudável, e envolver a comunidade escolar. Tudo isso cultivado de maneira orgânica”, frisou. “Vamos ampliar o projeto para mais escolas e integrar ensinamentos sustentáveis para as nossas crianças”, afirmou Igo.

Trabalho complementar

A diretora da escola municipal José Pinto Teixeira, Claudia Sueli, destacou que a rotina da horta é uma das atrações da unidade. “Esse trabalho é complementar às práticas pedagógicas e facilita o trabalho do professor. Os aprendizados dessas atividades serão úteis para a vida toda”, ressaltou Claudia. “Todos os dias trazemos as crianças para cuidar das plantinhas. Faço essa rotina com muito amor e carinho para ensinar práticas sustentáveis”, acrescentou a zeladora Ana Lúcia de Souza, uma das responsáveis por cuidar e manter a horta.

As amigas e alunas do primeiro ano da escola, Hilari Cristina e Maria Fernanda Maris, de 7 e 9 anos, participaram das atividades de plantio, regagem e colheram as verduras com a ajuda da equipe técnica. “Gosto de estar na horta, ajudando as plantas a ficarem fortes e agora ajudei a colher. Foi muito legal acompanhar o crescimento”, contou Hilari. “Tem dias que eu planto, tem dias que eu rego. Cuidamos da horta com carinho e aprendemos sobre como cuidar do meio ambiente”, completou Maria Fernanda.