Home / Sem categoria / Policlínica de Nova Aurora realiza Ação pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo

Policlínica de Nova Aurora realiza Ação pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo

A Prefeitura de Belford Roxo realiza nesta quinta-feira (24-08), a partir das 10h, na Policlínica de Nova Aurora, mais uma ação pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo. Com palestras e distribuição de material informativo. O evento é organizado pela equipe do Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT), da Secretaria Executiva de Vigilância Epidemiológica (Seve/Semus).

“O tabagismo é uma doença e a Prefeitura tem levado informação, prevenção e tratamento especializado à população”, apontou o secretário Municipal de Saúde, Christian Vieira. Iniciada no dia 17, a programação alusiva ao Dia nacional de Combate ao Fumo prossegue até 31 de agosto e passará por oito unidades de saúde e duas escolas.

Na terça-feira (22-08), a ação foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ismael de Castro Rocha, em Andrade Araújo. A coordenadora do PMCT, Maria Verônica Leite, tem sido a responsável pelas palestras e lembra os malefícios provocados pelo fumo. “A fumaça do cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas que trazem riscos à saúde”, destacou Maria Verônica. A nicotina é a substância extraída da folha do tabaco e é responsável pela dependência ao fumo. O Ministério da Saúde estima que o Brasil tenha hoje mais de 2 milhões de fumantes, ou 9,1% da população adulta. “O tabagismo é considerado pela OMS uma epidemia global, decorrente da dependência à nicotina” completou a coordenadora do PMCT.